Curiosidade: Seu gato rosna? Saiba por que ele faz isso!
Já ouviu seu gato rosnar? talvez ele esteja passando por momento de estresse, saiba o por que ele está rosnando clicando aqui,
Muitas pessoas acham que apenas os cães podem rosnar, mas isso não é algo específico dos cães, gatos também podem fazer isso. Os gatos tendem a rosnar quando estão incomodados com alguma coisa, e é por isso que separamos esse artigo, para mostrar o por que o gato rosna.
Por que o gato rosna?
A forma mais comum de comunicação dos gatos é através do rosnado, entretanto, o som do rosnado é totalmente diferente dos cães e de outros animais. Os rosnados tem um som mais grave e rouco e pode variar com a tipo do pet e sua personalidade e também do que ele está sentindo no momento.
Os gatos quando se sentem incomodados com alguma situação, costumam rosnar como sinal de aviso.
Mas quais situações o gato pode se sentir incomodado?
- Medo
Os gatos são animais com instintos selvagens e sempre estão alertas a qualquer coisa, quando se deparar com outro felino, para mostrar seu lado territorialista, o gato começa a rosnar. Situações como a mudança de ambiente, presença de outro pet, lugares com muitos movimentos, barulhos altos e outros, podem fazer o gato rosnar.
- Estresse
O estresse no felino pode ocorrer com as informações citadas acima, mas também pode acontecer devido ao tédio. Gatos são animais ativos e energéticos, sendo assim, é importante o tutor ter bastante tempo ou proporcionar momentos de lazer para o pet.
Em um ambiente que não tenha o enriquecimento necessário para o felino, proporcionado o tédio, o gato pode começar a ter comportamentos agressivos e rosnar.
- Dor
O rosnado pode indicar que o animal esteja sentindo algum tipo de dor, servido para chamar atenção do seu tutor para um possível problema.
Cuidados e atenção
Os gatos tendem a ter uma postura de animais fortes e destemidos, sendo assim, é difícil identificar se esse animal está com algum problema. Sendo assim, qualquer comportamento diferente que seu gato possa apresentar, leve diretamente ao veterinário.
Gostou desse post? Quer saber mais? Confira: Gatos: conheça as diferentes raças e saiba como identificá-las!
Comentários estão fechados.