Educadores terão acesso a curso sobre como levar natureza para escola

O curso oferece certificação como curso de extensão universitária

Um curso de formação on-line e gratuito está sendo destinado a professoras e professores da educação infantil, ensino fundamental I e educadores do contexto não formal. O objetivo é  levar a natureza para dentro dos colégios. Além disso, a ideia é que os professores incentivem seus alunos a criar, dentro da escola, canteiros, jardins e hortas com o intuito de transformar os jovens em agentes de mudança para um mundo sustentável.

O curso oferece certificação como curso de extensão universitária. A partir daí, os educadores poderão replicar o conceito das TiNis – Terra das Crianças, que nada mais são que pedaços de terra que proporcionam contato com a natureza. Criar áreas verdes, como jardins e hortas, são boas ações para que os alunos possam explorar e aprender sobre a natureza em primeira mão.

Segundo a coordenadora de TiNis no Brasil, Thaís Chita, “Proporciona a oferta de espaços mais verdes e desafiadores, com rotinas escolares que incentivam o movimento, o tempo, o espaço e a aprendizagem ao ar livre”.

A certificação por conta do Instituto Singularidades e a formação é realizada em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Plataforma Conviva Educação. Thaís ainda complementa:

“Além disso, contribuem para a criação de pátios escolares naturalizados e de sistemas de áreas verdes da cidade. As TiNis ainda contribuem efetivamente com merenda escolar mais saudável e colabora para a construção de uma cultura que reconhece as crianças como agentes de transformação”, conta Thaís.

A TiNis foi desenvolvida pelo peruano Joaquín Leguía. A ideia já está presente em países como Equador, Bolívia, Costa Rica, Indonésia e Japão. No entanto, chegou ao Brasil somente em 2021, em uma parceria entre o Instituto Alana e Gisele Bündchen, e já se espalhou por mais de 200 casas e escolas do nosso país.

Curso e inscrições

O curso é online e tem duração de 40 horas. Oferece aos educadores acesso a práticas de centramento, videoaulas, apostilas, vídeos e materiais de aprofundamento, entrevistas com convidados especiais e atividades práticas. O curso será dividido em quatro módulos. Para se inscrever basta acessar o site . O início do curso é imediato, não sendo necessário esperar para formar um turma.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.