Os melhores cursos de especialização gratuitos para professores

Plataformas que disponibilizam cursos e especializações à distância voltados para professores e, o melhor, de forma gratuita.

0 567

Um bom profissional sabe que atualizações e especializações são essenciais para o desempenho satisfatório de suas funções. Obviamente, na área da Educação, essa necessidade não é diferente.

Professores estão sempre em busca de aprimoramento ou complemento de sua formação. Por isso, procuram por cursos de especialização para obter, cada vez mais, conhecimento.

A questão é que, muitas vezes, tais cursos custam caro e os profissionais, nem sempre, têm condições de arcar com estas despesas. Por isso, inúmeras plataformas disponibilizam cursos on line gratuitos na área da Educação.

O Escola Educação trouxe uma lista com os melhores cursos de especialização gratuitos para professores presentes em sites.

ProInfro Integrado

Disponibilizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfro Integrado) visa formar professores no uso didático de tecnologias em sala de aula.

O projeto traz conteúdos multimídias que dinamizam aulas e ensino, integrando educação e tecnologia. O ProInfro é articulado à oferta de recursos digitais oferecidos pela TV e DVD Escola, Domínio Público, Portal do Professor e Banco Internacional de Objetos Educacionais.

Alguns dos cursos ofertados são Tecnologias na Educação, Introdução à Educação Digital, Elaboração de Projetos e Redes de Aprendizagem. Podem participar professores e gestores de escolas públicas, além de outros agentes educacionais responsáveis pelos estabelecimentos.

Plataforma Freire

A plataforma foi criada em 2009 e, desde então, capacita professores por meio do Ensino à Distância.

O sistema é alimentado através da parceria com mais de 70 instituições que disponibilizam cursos de licenciatura de forma gratuita.

Mídias na Educação

Disponibilizado pelo MEC, é voltado para a educação à distância e sua estrutura modular proporciona formação continuada. Os módulos permitem o uso de tecnologias da informação e comunicação, como vídeo e TV.

O aprendizado é dividido em três níveis de certificação, sendo eles o básico, intermediário e avançado. Os ciclos têm, respectivamente, 120h, 180h e 360h de duração.

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

O conteúdo oferecido pelo Universidade Aberta é fornecido através da integração dos sistemas de universidades públicas. As instituições disponibilizam, totalmente grátis, conteúdos inseridos em especializações e cursos superior à distância.

Por permitir a interação entre as esferas governamentais, a UAB funciona como uma ferramenta de universalização do acesso ao nível superior, além da qualificação docente em todo o país.

Alguns dos cursos nacionais inseridos na plataforma são Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) e Curso de Prevenção ao uso indevido de drogas (PREVINA).

Apoio ao Professor

Trata-se de projeto oriundo da parceria entre Unesco e Instituto Phorte Educação. Os cursos são gratuitos e permitem que cada professor escolha aquele que deseja fazer, bem como seus módulos.

O curso de Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental, por exemplo, emite certificado. São quatro módulos dispostos em 12 horas cada.

O site traz, ainda, destaque para os “cursos do mês”, como Matriz Curricular na Visão do Desenho Universal de Aprendizagem. Este, também, emite certificado com carga horária de 20h.

Unesp Aberta

A Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) disponibiliza, em seu site, conteúdos gratuitos que podem ser usados por professores em formação ou que queiram aprimorar seus conhecimentos.

O portal não fornece certificados, pois, tratam-se de cursos livres. Porém, os usuários podem usar vídeos, textos e atividades em sala de aula.

Exemplos de cursos disponibilizados: Ética e Cidadania, Emoção, Percepção e Criatividade, Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa.

Coursera

A plataforma tem parceria com mais de 130 instituições educacionais que oferecem um conjunto aproximado a 1.500 cursos. Alguns interessantes para a área escolar são Gestão Estratégica,

O usuário tem acesso a vários deles em português divididos entre categorias. Apenas uma observação: para ter certificado, é necessário pagar pelo curso. Porém, há a opção de assistir às aulas como ouvinte. Neste caso, não é permitido o acesso a atividades avaliativas.

Veduca

Assim como o Coursera, o Veduca tem cursos para emissão de certificado, porém, permite que o usuário assista o curso gratuitamente. Só não “valerá horas”.

Alguns são bem interessantes, como Capacitação de Professores: Jornal na sala de aula. A duração dos cursos variam conforme a opção escolhida.

eAula USP

O site traz disciplinas ministradas nas graduações da USP. Caso não seja da comunidade interna, basta criar um cadastro para acessar organização de playlists e outras ferramentas.

No cadastro, o usuário já consegue marcar as áreas de interesse, entre elas, a Pedagogia. Vale lembrar que não há emissão de certificados ou tutoriais.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Uma das instituições de ensino mais respeitadas do país disponibiliza cursos direcionados a docentes que desejem se aprimorar. Os cursos são fáceis, dinâmicos e bem estruturados, com conteúdos ministrados de 30 a 60 horas e duração de nove a 16 semanas.

Além disso, a plataforma permite a interação com profissionais da mesma área. Na Educação, um dos cursos disponibilizados é o Era Vargas: do Estado Novo a 54.

Prime Cursos – Educação Especial

O conteúdo disponibilizado pela plataforma é voltado para educadores que desejam aprimoramento no ensino de crianças especiais.

O curso é gratuito com opção de certificado válido. Na apresentação, o usuário poderá verificar o conteúdo programático abordado, além dos objetivos das aulas.

Learn Café

O site oferece mais de 263 cursos online gratuitos com emissão de certificado. Na área de Educação, são diversas categorias colocadas à disposição do usuário, como Mobilização Social, Educação de Jovens e Adultos, além de Ensino à Distância.

Em cada subcategoria, cursos sobre Comunicação e Educação, O significado das cores, Libras para iniciantes, Pedagogia da Autonomia, entre outros. Em média, os cursos têm uma hora de duração.

Fundação Bradesco

A plataforma em parceria com a Escola Virtual traz inúmeros cursos online e gratuitos, inclusive, na área da Educação. Alguns deles são Ensinando com a Web e Introdução ao e-Learning.

Cursos iPED

A plataforma tem opções de cursos pagos, porém, o usuário tem acesso a diversos cursos gratuitos na área de Educação e Pedagogia. O interessante é que alguns deles trazem a avaliação de alunos que já os fizeram.

Estão disponíveis cursos como Atividades Lúdicas: teatro, dança e música; Introdução à Inclusão da Criança com Síndrome de Down; Normas ABNT para Trabalhos Acadêmicos.

Uníntese

São vários cursos gratuitos (e pagos, também) que podem ser realizados por educadores. Entre os principais, estão Novos cenários educacionais e a necessidade de conviver com as diferenças; Capacitação em Educação Infantil; Conhecendo Libras e Inteligências Múltiplas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.