Dados da aba anônima do Chrome serão apagados, garante Google
A empresa também terá que pagar multa bilionária.
Recentemente, o Google se comprometeu a apagar ou descaracterizar os dados coletados no modo de navegação anônima do navegador Chrome.
Essa decisão vem como parte de um acordo judicial decorrente de um processo em que a empresa foi condenada por monitorar a atividade de usuários mesmo quando estavam utilizando a aba anônima.
Violação de privacidade
Essa notícia é um desdobramento do caso em que o Google concordou em pagar uma multa de US$ 5 bilhões por ter violado a privacidade dos usuários. A big tech monitorava as atividades dos usuários, mesmo contradizendo a informação apresentada na tela inicial da janela anônima, onde alegava que não estava coletando dados de navegação.
Com a proposta do Google de apagar ou descaracterizar os dados coletados na aba anônima, quase 140 milhões de usuários serão beneficiados pela decisão. Além disso, a empresa terá que permitir o bloqueio de cookies de terceiros por padrão durante os próximos cinco anos no modo de navegação anônima.
Imagem: Getty Images/Reprodução
Os autores da ação coletiva que resultou nesse acordo poderão solicitar uma indenização por danos, e até o momento, 50 pessoas já demonstraram interesse nessa compensação. Apesar de um porta-voz do Google afirmar que os dados coletados durante a navegação anônima não eram associados a usuários, a multa de US$ 5 bilhões e as medidas exigidas pelo acordo judicial parecem indicar o contrário.
Com isso, o Google busca reparar as falhas em sua política de privacidade e proteger a privacidade e os dados dos usuários que utilizam o Chrome em modo de navegação anônima.
Esse episódio serve como alerta para a importância da transparência e do respeito à privacidade dos usuários, especialmente em um contexto em que a coleta de dados e a personalização de conteúdo se tornaram práticas comuns no mundo digital.
Resta agora aguardar a aprovação final do acordo judicial e acompanhar de perto as medidas implementadas pela empresa para garantir o cumprimento dessas promessas.
Comentários estão fechados.