Dados revelam que mulheres cuidam melhor do dinheiro
Pesquisa mostrou que o percentual de homens que gastam mais do que deveriam é muito superior. Veja os dados completos que apontam a tendência.
Uma pesquisa foi realizada recentemente pela empresa Acordo Certo, responsável por negociar dívidas de pessoas físicas. Os resultados apontaram que as mulheres têm uma tendência maior de acertarem com mais frequência quando o momento é de cuidar do dinheiro. De acordo com os relatos históricos, elas ganharam menos que os homens por muito tempo. Por outro lado, são as que acabam se tornando mais generosas com filhos.
Leia mais: Quer aplicar seu dinheiro? Saiba qual banco digital escolher na hora de investir
Esse levantamento mostrou que cerca de 70% das mães dizem que dão mesada para crianças e jovens enquanto somente 29% dos homens oferecem o mesmo aos filhos. Entre as entrevistadas, 89% disseram que conversam com os jovens sobre as questões financeiras da família.
O resultado é de aproximadamente oito pontos percentuais a mais do que os homens.
É importante dizer também que a pesquisa colheu elementos de um pouco mais de 1600 pessoas que utilizam o site Acordo Certo. Foi por meio dos dados fornecidos por elas que foram coletadas informações que confirmam o fato de que entre as pessoas que gastam mais do que deveriam, as mulheres correspondem a 48% e os homens a 52%.
Isso é se deve à probabilidade de os homens apresentarem uma maior dificuldade de conseguir resistir ao impulso na hora de comprar algo. Agora se tratando de educação financeira para filhos, 87% das mulheres conversam sobre como é importante trabalhar e também guardar o dinheiro ganho. Essa porcentagem cai para 80% com os homens.
“A preocupação das mulheres relacionada à educação financeira é bem maior, se for comparada com a preocupação dos homens em ensinar os filhos sobre o tema. Inclusive, a educação financeira pode acabar sendo uma ferramenta muito importante durante essa transformação social que está empoderando ainda mais as mulheres, deixando-as mais seguras no momento de tomar alguma decisão. A jornada ainda será bastante longa, mas o que importa é que os primeiros passos já estão sendo dados ao destino que almejam”, disse Bruna Allemann, que é educadora financeira do Acordo Certo.
Mulheres gerenciam melhor as despesas
Vale ressaltar um outro ponto bastante importante para finalizarmos o assunto: foi apontado pela pesquisa que 91% das mulheres, antes mesmo de saírem de casa com os seus filhos, já avisam para as crianças que não conseguirão comprar nada para eles por causa da falta de dinheiro. A porcentagem acerca da mesma situação muda quando os homens são questionados, pois o número cai para 71%.
Também temos a informação de que a maioria das pessoas que recebem os benefícios do governo, no caso dos programas sociais como o Auxílio Brasil, são mulheres. Isso porque cerca de 60% dos lares que são “chefiados” por elas estão abaixo da linha da pobreza. É por causa dessa situação delicada que elas aprendem, muitas vezes à força, a gerenciar os gastos.
Comentários estão fechados.