Dating Burnout: por que apps de relacionamento causam ansiedade?
Em meio ao crescimento dos aplicativos de namoro, surgem questionamentos sobre se esses apps afetam ou não a saúde mental dos usuários.
No Happn, Tinder, Inner Circle e outras opções de plataformas de paquera estão cada vez mais em alta, sendo procuradas por muitas pessoas que estão atrás de um parceiro. Nesse caso, não se trata de estabelecer um compromisso a longo prazo, mas apenas encontros casuais.
Nalguns casos, os encontros marcados pela internet prosperam, mas muitas dessas conversações online estão gerando problemas psicológicos, sobretudo em jovens. Mas, por que esses aplicativos que deveriam gerar apenas diversão estão causando tanto cansaço físico e psicológico?
Dating Burnout: o que isso significa?
A expressão Dating Burnout, ou “Bournot de Relacionamento” é usada para descrever a exaustão emocional e mental que algumas pessoas experimentam em apps de namoro. Ele é caracterizado por uma sensação de frustração que pode surgir no processo de encontrar um par.
Trata-se de uma busca obsessiva por oportunidades amorosas, que muitas vezes não têm uma definição. Sendo assim, as expectativas se misturam e ninguém sabe o que quer: encontrar um companheiro ou marcar vários encontros?
A ansiedade e o medo de perder um match
A pressão de não perder a chance de se conectar com alguém interessante pode levar à ansiedade. Isso acaba levando você a tomar decisões apressadas ou a se preocupar excessivamente com suas interações online.
Dessa forma, não existe um equilíbrio entre empolgação e calma, até mesmo pela percepção de que as relações estão cada vez mais superficiais. Ninguém quer exclusividade e o afeto se torna escasso em uma onda de matches.
O match é uma maneira popular de interação, na qual duas pessoas demonstram interesse, seja no Tinder, Bumble ou demais sites semelhantes. Contudo, segundo um levantamento do Happn, 94% dos usuários têm receio de começar um diálogo.
Principais sintomas do Burnout de Relacionamento
O Burnout de Relacionamento pode se manifestar de várias maneiras, incluindo diminuição do interesse em interações sociais e sentimentos de apatia.
É preciso observar a sua constância nos aplicativos, porque não é saudável usar em excesso. Passar horas na frente de uma tela procurando pessoas demonstra problemas de autoestima.
Por fim, monitore a sua frustração e comece a dar valor para experiências reais, que dispensam o uso de um smartphone para criar conexões.
Comentários estão fechados.