De olho no céu: confira o calendário das chuvas de meteoros que vão acontecer em 2024
Os meses em que as chuvas vão acontecer foram detalhados pela NASA, a agência espacial norte-americana.
Todos os anos, fãs de astronomia de todo o mundo fitam seus olhos no céu em dias específicos, quando os calendários dos astrônomos apontam a chegada de algum evento especial.
Como exemplo, recentemente tivemos a ocorrência de um incrível eclipse solar do tipo anular e também intensas chuvas de meteoros.
E por falar em chuva de meteoros, a NASA acabou de divulgar uma lista na qual aponta em quais meses de 2024 esse lindo fenômeno voltará a ocorrer.
Em sua descrição oficial, a NASA detalha a chuva de meteoros como sendo eventos períodos caracterizados pela entrada de muitas rochas espaciais ou detritos na atmosfera de uma só vez.
(Imagem: divulgação)
À medida que essas rochas entram na atmosfera, são aquecidas pelo atrito com o ar e começam a pegar fogo, tornando-se brilhantes e visíveis a olho nu na maioria das vezes.
A agência espacial norte-americana explica ainda que os meteoros que chuviscam os céus da Terra geralmente são detritos de cometas que passam perto do nosso planeta durante o movimento de rotação em torno do sol.
“Várias vezes por ano, enquanto a Terra faz a sua viagem em torno do Sol, a sua órbita cruza a órbita de um cometa, o que significa que a Terra se choca contra um monte de detritos de cometa”, disse a NASA.
Quando serão as chuvas de meteoros de 2024?
Apesar de não ter divulgado dias específicos ainda, a NASA já fez o balanço dos meses em que as “estrelas cadentes” vão aparecer nos céus da Terra. São eles:
-
Quadrântidas: Janeiro;
-
Líridas: Abril;
-
Perseidas: Agosto;
-
Oriônidas: Outubro;
-
Leônidas: Novembro;
-
Gemínidas: Dezembro.
As nomenclaturas dadas às chuvas de meteoros fazem referência às suas possíveis constelações de origem e também ao quadrante celeste no qual poderão ser vistas.
Quanto aos dias exatos dos fenômenos, a NASA explica que podem variar bastante de ano a ano, o que torna imprudente apontar datas agora.
A depender do dia, a chuva de meteoros pode ficar mais fraca ou mais forte, tornando-se mais ou menos visível também.
De qualquer forma, os entusiastas de astronomia devem permanecer atentos aos noticiários para descobrir os dias de observação ideais.
(Imagem: divulgação)
Para observar uma chuva de meteoros é necessário estar em um local bastante escuro, de preferência em áreas rurais, e portar um binóculo ou telescópio na hora do evento. Ademais, o céu precisa estar limpo e com menor incidência da luz da lua.
Com tudo pronto, basta posicionar os equipamentos e esperar o show começar. Vale bastante a pena!
Comentários estão fechados.