Decifrando as ‘pessoas profundas’: 6 características que as tornam enigmáticas
Pessoas intensas mergulham na profundidade do próprio ser e abraçam o mundo como ele é, entregando o melhor de si.
Em toda roda de amigos, sempre há uma pessoa magnética, com poder de despertar a curiosidade dos outros. E são frequentes as perguntas de como se tornar uma pessoa assim. Para tanto, basta conhecer as características de pessoas intensas, que sabem interagir com os outros e manter alto grau de profundidade em suas relações.
Quais são esses traços e características de pessoas intensas
Deixe de lado a ideia de que uma pessoa intensa e profunda é alguém que se guia apenas pelos próprios sentimentos e desejos. A pessoa profunda de que estamos falando é responsável pela própria vida, sabe conversar de maneira agradável e consegue cultivar boas amizades.
Inclusive, algumas das características de pessoas intensas podem ser confundidas com habilidades comportamentais, as soft skills. Isso acontece porquê esse grupo de pessoas procura se tornar melhor a cada dia. Veja a lista a seguir.
Autenticidade
O principal traço de pessoas intensas é a sua autenticidade e espontaneidade. As pessoas intensas procuram fazer aquilo que tem mais a ver com a própria personalidade e não gostam de inventar personagens para se encaixar em diferentes grupos.
Inteligência emocional
A inteligência emocional, também conhecida como gestão das emoções, é um traço de pessoas profundas, que conseguem gerir seus sentimentos e lidar com as frustrações e fracassos para tirar o melhor de cada circunstância.
Da mesma forma, pessoas intensas sabem ler as emoções dos outros e adequam à sua comunicação, conforme os presentes em determinado ambiente.
Escuta ativa
Colocar o outro no centro da conversa, e deixar que ele fale sem julgamentos é uma das habilidades das pessoas profundas. A escuta ativa faz o outro se sentir acolhido, ouvido e validado.
Aproveitam o momento presente
Pessoas profundas sabem aproveitar o momento presente como ninguém e entendem que cada momento vivido pode se tornar uma lembrança valiosa no futuro, mesmo que seja uma simples conversa rápida com um desconhecido.
Reflexivas e autoconscientes
Na busca por se tornarem melhores, pessoas intensas costumam refletir bastante sobre a própria realidade, o mundo que as cerca e são autoconscientes. Ou seja, cultivam o autoconhecimento como forma de conhecer as próprias falhas, defeitos, valores, e claro, limites.
Empatia
Ao lado da escuta ativa, a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender como ele sente em determinada situação, também é marca de pessoas intensas, que procuram manter conexão emocional com os outros para ajudá-los em seus desafios.
Comentários estão fechados.