Degradação do Solo – Resumo, o que é, tipos, como ocorre

Degradação do Solo: Saiba o que é, seus tipos, como ocorre e quais são suas causas desse problema ambiental.

0

O processo de degradação do solo consiste em sua destruição gradual ou completa, os quais sofrem modificações em sua natureza, seja ela física, química ou biológica, em consequência de alterações climáticas causadas por fatores naturais ou em decorrência de ação antrópica.

Ao degradar-se e perder seus nutrientes, o solo perde sua capacidade de produção, que mesmo com grandes quantidades de adubo não é recuperada para se tornar igual a um solo não degradado.

Tipos de degradação do solo

Essa destruição do solo se dá por inúmeros fatores, podendo ser químicos (perda de nutrientes, acidificação, salinização), físicos (perda de estrutura, diminuição da permeabilidade) ou biológicos (diminuição da matéria orgânica).

Como ocorre e quais são as causas da degradação do solo?

Pode-se dizer que os solos degradam de duas maneiras principais: de forma natural, como consequência da ação da natureza, e por interferência humana, vejamos alguns exemplos de fenômenos que contribuem para a degradação do solo:

Compactação – ocorre o aumento da densidade do solo e é causada pela eliminação da porosidade estrutural.Compactação – ocorre o aumento da densidade do solo e é causada pela eliminação da porosidade estrutural.

Erosão – Trata-se de um procedimento natural, mas que é intensificado devido à ação humana, sendo  todo e qualquer desgaste dos solos e das rochas em que há o transporte de pequenos detritos de um lugar para outro.

Salinização – Se trata do  aumento de sais minerais e está relacionada ao manejo inadequado da irrigação que contém sais dissolvidos e com a evaporação da água estes se acumulam no solo.

Lixiviação – É o processo de lavagem excessiva das camadas superficiais pela água de chuva.

Acidificação – processo químico caracterizado pela redução do pH do solo, aumento do alumínio tóxico e diminuição da saturação por bases. Degradação biológica:
Diminuição da matéria orgânica do solo – processo que favorece a emissão de gases de efeito estufa pela redução do estoque de carbono do solo.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.