Ofender alguém nas redes sociais pode gerar demissão?

Hoje, praticamente todos nós estamos nas redes sociais, mas é preciso rever a ideia de que se pode falar qualquer coisa na internet.

Certamente você já acompanhou alguma polêmica que envolve discurso de ódio na internet e que gerou consequências para a vida da pessoa fora dela. Isso porque é preciso entender que ética e princípios também devem ser mantidos nas redes sociais. Nesse sentido, a demissão por mau uso das redes sociais já é uma realidade que veio para ficar.

Afinal, as pessoas que estão na internet são as mesmas que vão ao trabalho, vestem a farda de uma determinada empresa e são representantes dela. Sendo assim, nada mais justo que a mesma decidir quem ela quer manter ou não dentro do quadro de funcionários, certo?

Leia mais: Linkedln acredita que tem a solução para suas redes sociais: Eliminar conteúdo político.

Conduta dos trabalhadores

Embora a legislação não tenha um artigo ou parte exclusiva para discutir questões trabalhistas e redes sociais, a mesma fala de conduta de trabalho. Ou seja, qualquer atitude considerada inadequada pode ser causa de demissão por justa causa, e isso inclui comportamentos nas redes sociais.

Além disso, as empresas geralmente possuem códigos de ética e de conduta, fato que é respaldado pela legislação. Com isso, qualquer um que descumpra algum requisito da lista de valores de uma determinada empresa também pode ser demitido por justa causa.

E vale ressaltar que, cada vez mais, é possível encontrar apontamentos específicos que dizem respeito a ofensas e violência verbal nos códigos das empresas. Por isso, é necessário estar atento também ao que se faz dentro das redes, porque eles também são seus comportamentos. E se houver repercussão ou denúncia, existe a possibilidade de perda de emprego sim, e já há casos disso.

O que gera demissão por justa causa?

Os motivos para a demissão por justa causa são atos de racismo, ofensa contra a dignidade da pessoa, postar fotos em festas quando se está de atestado. Além de procedimentos que descumprem condutas éticas, uso indevido de redes sociais durante o trabalho e atentado ao pudor.

Desse modo, como você consegue notar, embora alguns desses tópicos não falem necessariamente sobre ofensas nas redes sociais, poderão ter associação à situação. Portanto, esteja mais atento ao seu comportamento na internet para que consequências graves sejam evitadas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.