Tecnologia Laser revela 4 civilizações antigas que estavam escondidas próximas de nós

Entre as novas descobertas, podemos citar as comunidades que viveram no Amazonas há dois mil anos.

É certo que nós ainda conhecemos muito pouco da história do mundo, visto que muita coisa se perdeu no tempo. Entretanto, a tecnologia pode nos ajudar nessa tarefa, como, por exemplo, por meio da tecnologia laser de detecção e alcance de luz, a LiDAR. Por meio desse recurso, foi possível que houvesse a descoberta de civilizações antigas que estavam debaixo do nosso nariz.

Civilizações descobertas com a LiDAR

As pesquisas que utilizam a LiDAR acontecem com a ajuda de um avião que consegue emitir milhares de raios lasers que atingem o solo e conseguem penetrar profundamente o solo. Dessa forma, os cientistas conseguem criar mapas tridimensionais sob a vegetação, o que trouxe a revelação destas civilizações antigas. Entre elas:

Antiga Civilização Maia na Guatemala

Foto: reprodução

Com a ajuda dos lasers, os pesquisadores conseguiram encontrar esta civilização maia ao norte da Guatemala. Trata-se de um povo que viveu há mais de 2 mil anos e que deixou vestígios em mais de mil sítios arqueológicos. Na revista Ancient Mesoamerica de dezembro, os arqueólogos relatam que essa civilização tinha mais de 400 cidades.

Civilizações na Amazônia Brasileira

Foto: Jonas Gregorio de Souza/ University of Exeter

Outra descoberta foi a de uma civilização com mais de um milhão de pessoas na Amazônia Brasileira, mais especificamente onde hoje conhecemos como Mato Grosso. Conforme manifesta o cientista Jonas Gregório de Souza, houve a descoberta de 81 obras de terraplanagem e construção de estradas de uma população que viveu entre 1250 e 1500.

26 assentamentos indígenas na Bolívia

Foto: H. Prümers/Instituto Arqueológico Alemão

No lado boliviano da Floresta Amazônica, a tecnologia do LiDAR conseguiu descobrir ruínas de uma antiga civilização indígena que viveu há 600 anos. Inclusive, na descoberta estão também algumas plataformas escalonadas e pirâmides cônicas com até 21 metros de altura.

61 mil estruturas antigas sob a Selva da Guatemala

Foto: Luke Auld-Thomas/Marcello A. Canuto

A tecnologia LiDAR também foi fundamental para a descoberta de diversos objetos e estruturas de todos os tipos na Selva da Guatemala. Em 2018 foram descobertas mais de 61 mil objetos e estruturas, que incluem fundações para casa, armas militares, pontes e muito mais. Trata-se de uma civilização que viveu entre 650 e 800 d.C.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.