INTERESSANTE! Pesquisadores divulgam detalhes sobre 7 insetos que se camuflam como folhas

Como sabemos, existem milhares de espécies de insetos espalhadas pelo mundo e algumas com características de camuflagem chamam atenção. Confira os detalhes dessa descoberta!

A camuflagem serve como meio de proteção de muitos animais contra os seus predadores. Isso se aplica também aos insetos.

Entretanto, a camuflagem deles é ainda um problema para os cientistas e estudiosos deste meio pela dificuldade de encontrá-los. Dessa maneira, muitas vezes tais seres conseguem passar despercebidos ao olho humano, dificultando sua identificação e seu estudo.

A revista Zookeys revelou em uma de suas matérias neste mês o descobrimento de sete novas espécies de insetos que se assemelham a folhas ou galhos. Os animais pertencem a um grupo específico chamado de Phasmatodea que partilha dessa característica de defesa contra os predadores.

Saiba mais sobre a pesquisa

(Foto: Vishwanath Gowda [A]/Maxime Ortiz [B e C]/Reprodução)

O estudo sobre as espécies de insetos encontradas foi realizado em uma parceria entre a Universidade de Göttingen, da Alemanha, e a Universidade da Cidade de Nova York, nos EUA.

Os cientistas determinaram durante o estudo que os animais analisados faziam parte de “espécies crípticas”.

Tal característica significa que os insetos não podem apenas ser identificados por conta de suas características físicas. Sendo assim, apresentam diferenças visíveis na sua genética e na formação dos organismos, com distinções entre insetos parecidos.

As sete descobertas fazem parte de uma avaliação realizada com espécies de insetos coletadas em campo, registros de museus e amostras de colecionadores particulares. Isso possibilita a identificação dessas novas variações.

Dificuldade na descoberta de espécies de insetos

A dificuldade no reconhecimento dessas espécies se dá não só pelo fato de sua camuflagem, mas também pela necessidade da avaliação genética do ser.

Em alguns casos, os animais podem se parecer muito com outras espécies, somente mostrando diferenças claras no estudo, quando efetuado mais a fundo.

Assim, a descoberta de novos insetos é importante tanto para o estudo sistemático deles, quanto para a conservação destes grupos. O fim de uma única espécie pode ter impactos enormes para fauna e flora do local onde comumente são encontrados.

Portanto, a pesquisa abrange esse movimento em prol da conservação desses tipos e da identificação de novas que possam surgir.

Desse modo, é possível manter tais espécies monitoradas e com suas características físicas e genéticas definidas através das pesquisas feitas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.