Descubra as possibilidades de inovação no varejo com a chegada do 5G
A nova tecnologia 5G, que chegou ao Brasil no mês passado, promete revolucionar vários setores da economia e a forma como as pessoas interagem com o mundo.
A nova tecnologia 5G, que chegou ao Brasil no mês passado, promete revolucionar vários setores da economia e a forma como as pessoas interagem com o mundo. Especialistas afirmam que um dos setores mais beneficiados será o do varejo e das relações virtuais, devido às novas possibilidades que a tecnologia viabiliza. Já implementada em capitais como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, a expectativa é que o novo tipo de conectividade chegue a todos os estados do país até o final do ano.
Leia mais: Cientistas afirmam que 5G ainda não é totalmente seguro; saiba por quê
O 5G promete mais velocidade com menos tempo de latência, transformando, no varejo, as experiências de compras, tornando pagamentos menos burocráticos e criando novos nichos no mercado para a comercialização de Inteligências Artificiais e produtos IoT (Internet das coisas). Desta forma, a tecnologia irá revolucionar a forma como interagimos com o nosso entorno.
“Realidade virtual, lives commerce, metaverso e muitas outras tecnologias serão facilitadas com o 5G. É a hora dos executivos se atentarem às tendências e possibilidades que dão match com o seu público-alvo. Por isso, traçar caminhos estratégicos e inovadores para cada negócio é crucial neste momento, afinal o 5G traz benefícios para todos”, afirma o CEO do e-commerce Showkase, Jefferson Araújo.
A expectativa é que, assim como a China, país líder na corrida de implementação do 5G, o Brasil já sinta um maior volume de vendas em 2023. O Grupo ISI Emerging Markets estima um upgrade no setor de cerca de 3,8% já em 2022. Mas, afinal, o que exatamente pode mudar com a tecnologia 5G? Jefferson Araújo ajudou a responder esta pergunta listando abaixo três avanços significativos para o varejo brasileiro. Confira!
1 – Automatização dos processos
O novo tipo de conectividade abre caminho para as “machine learning”. O recurso é uma ferramenta com IA (inteligência artificial) que é capaz de automatizar processos, reconhecendo padrões e executando ações com base na coleta de dados. No varejo, segundo Araújo, já podemos sentir a curto prazo uma melhora na performance de estoque, logística e outras operações. “Em resumo, o 5G traz maior estabilidade e velocidade aos processos que já existem”, destaca o empresário.
2 – Fidelidade à marca
O 5G permitirá a popularização de IA e “Internet das coisas” (IoT). Os objetos e eletrodomésticos conectados na Internet possibilitam uma nova gama de informações e dados dos clientes que poderão proporcionar maior fidelidade com as marcas, um atendimento mais personalizado e a capacidade de identificar demandas com mais eficiência.
Imagine que sua geladeira identifique por meio de uma IA que está faltando leite e adicione ao seu carrinho de compras virtual. Esse é um exemplo da aplicação dessa tecnologia. Para Araújo, “mapear hábitos e padrão de consumo é essencial para uma experiência mais assertiva. Estes dados são valiosos para, mais do que ampliar os lucros da empresa, aumentar a fidelidade à marca”.
3 – Presença digital e omnichannel
Segundo dados levantados por especialistas em comércio eletrônico (MCC-ENET e o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital), neste ano, o setor teve um aumento de 12,59%. Para Jefferson, esse índice atrelado ao 5G é uma oportunidade de ampliar a presença digital e omnichannel das empresas. “Hoje, o omnichannel é o caminho mais promissor para os resultados do varejo”, afirma o CEO.
Comentários estão fechados.