Conheça a história por trás dos ovos de Páscoa
Segundo uma matéria feita pela BBC, a tradição pode ter vindo de uma versão da história religiosa.
A Páscoa é um momento muito esperado pelos amantes de chocolate. Apesar de ser uma tradição enraizada em nossa cultura, muitas pessoas não sabem qual a origem do ovo de Páscoa. Por isso, reunimos algumas das histórias para que você entenda de onde veio essa tradição. Confira!
Origem dos ovos de Páscoa
Segundo uma matéria feita pela BBC, a tradição pode ter vindo de uma versão da história religiosa em que um coelho teria ficado preso no túmulo aberto de Jesus. Dessa forma, ele teria sido o primeiro a testemunhar a ressurreição, se tornando o símbolo da data, trazendo consigo as boas novas.
Outra história da possível origem para os ovos nessa data está relacionada aos povos mais antigos, como os persas, que viam o ovo como símbolo de renascimento.
Países como Ucrânia e China associavam o alimento à vida antes mesmo do cristianismo, as tradições iam desde a criação do mundo até a comemoração do fim do inverno. No entanto, eles não comiam ovos de chocolate, e sim pintavam ovos de galinha.
Ainda segundo as histórias, o ovo de chocolate como conhecemos hoje é derivado de uma tradição iniciada na França, no século 12, com a volta de Luís VII das cruzadas. Isso porque, ao chegar, ele foi recebido com festa e com muitos produtos das terras que foram exploradas, incluindo ovos. A data dos festejos coincidiu com o jejum da Quaresma.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a Páscoa de 2022 vendeu mais de 10 mil toneladas de ovos no Brasil. Já para este ano, a expectativa é mais alta. Isso porque serão colocados no mercado 440 itens de Páscoa pela indústria, sendo 163 lançamentos.
Seja tradicional de chocolate ao leite, ovos de coxinha, sushi, empada, pudim, recheados, trufados e com frutas, já está aberta a temporada de encomendas. E você, já comprou o seu?
Comentários estão fechados.