Pontos negativos e positivos de realizar o descarte do papel higiênico diretamente na descarga

Você costuma jogar o papel higiênico no lixo ou vaso sanitário?

Você costuma jogar o papel higiênico no lixo ou vaso sanitário? O papel higiênico é um resíduo biodegradável, ou seja, ele se decompõe naturalmente no meio ambiente. No entanto, é importante descartá-lo corretamente para evitar problemas de preservação em tubulações e contaminação do solo. Entenda mais sobre o descarte de papel higiênico de maneira adequada ao longo deste artigo.

Importância do descarte correto de materiais

No Brasil, existem banheiros de estabelecimentos que possuem placas alertando sobre a proibição do descarte no vaso sanitário. Tudo isso, pois nosso encanamento de esgoto pode não comportar os resíduos e acabar acarretando no entupimento da tubulação.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a causa mais comum de entupimento é o descarte irregular de lixo.

Por esse motivo, não é recomendado que o papel higiênico seja descartado pelo vaso sanitário. No entanto, existem alguns pontos positivos e negativos nessas práticas.

Pontos positivos de descartar o papel higiênico na privada

Alguns pontos positivos desse descarte são:

  • O descarte do material não traz riscos ambientais, e, além disso, traz como vantagem a redução de sacolas plásticas utilizadas para descartar o papel no lixo;
  • Jogar o papel sujo no vaso sanitário, evitaria o manuseio de resíduos biológicos, que podem trazer contaminações caso alguém tenha uma doença infectocontagiosa, por exemplo;
  • A fibra de celulose, é naturalmente biodegradável e facilita o tratamento nos esgotos.

Pontos negativos de descartar o papel higiênico na privada

Não é recomendado jogar o material diretamente no vaso sanitário, por esses motivos:

  • Maior gasto de água para dar descarga. Isso porque mesmo que o papel higiênico se dilua no líquido, é preciso uma maior pressão para passá-lo pelo encanamento, gastando, assim, mais água;
  • Projetos hidráulicos brasileiros não contam com a infraestrutura suficiente para adotar a prática de descartar o papel higiênico no vaso, então esse é um ponto limitante.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.