O REAL objetivo de ativar o modo avião ao viajar de avião: não é o que parece!

Pesquisas mostram que os dispositivos eletrônicos pessoais podem emitir um sinal dentro da mesma faixa de frequência dos sistemas de comunicação e navegação da aeronave.

“Certifique-se de colocar os aparelhos eletrônicos configurados para o modo avião”. Essa frase te lembra algo?

E todos correm para desligar ou colocar seus dispositivos em modo avião, pois nos foi ensinado que eles podem interferir no funcionamento da aeronave, e o que mais desejamos é uma viagem segura. Entretanto, será que esse é o verdadeiro motivo?

Modo avião é necessário?

Conforme estudos realizados, é possível constatar que os aparelhos eletrônicos individuais têm a capacidade de emitir sinais que operam na mesma faixa de frequência dos sistemas de navegação e comunicação presentes em aeronaves, gerando um fenômeno denominado interferência eletromagnética.

Em 1992, foi realizado um estudo independente pela Federal Aviation Administration (FAA) e pela Boeing para verificar a interferência de dispositivos eletrônicos em aeronaves. Durante as fases não críticas do voo, não foram encontrados problemas relacionados a computadores ou outros aparelhos eletrônicos pessoais.

Afinal, por que ainda é preciso ativar o modo avião?

A resposta é: interferência no solo.

A sobrecarga nas redes sem fio pode ocorrer devido ao uso de telefones pelos passageiros que voam sobre as torres conectadas a essas redes.

De acordo com a indústria da aviação, a largura de banda do espectro da rede sem fio 5G pode causar interferência nos sistemas de navegação próximos aos aeroportos que auxiliam no pouso do avião, já que é próxima da banda reservada para a aviação.

Embora a maioria das companhias aéreas ofereça Wi-Fi pago ou gratuito aos clientes, o uso de telefones durante o voo atualmente não afeta a operação da aeronave. No entanto, a tripulação pode optar por não se atrasar ao fornecer serviço de bordo a todos os passageiros.

Outro motivo: barulho

Especialistas em aviação destacam que a questão do uso de telefones durante o voo vai além da simples conveniência dos passageiros. Segundo eles, a experiência social de ter mais de 200 pessoas em um avião e todas potencialmente falando ao mesmo tempo pode ser afetada negativamente

Em uma época em que o comportamento disruptivo dos passageiros é cada vez mais comum, incluindo casos de “fúria aérea”, o uso do telefone durante o voo pode ser um gatilho que transforma completamente a experiência de voo e coloca em risco a segurança dos passageiros.

Por isso, especialistas alertam para a importância de medidas que possam minimizar os impactos negativos do uso de telefones durante o voo.

Fonte: CNN Travel

você pode gostar também

Comentários estão fechados.