Descubra onde pássaros descansam quando atravessam o mar
Levantamento foi realizado com a ajuda de aparelho de GPS instalado nas aves durante nove anos em uma rota específica.
Os pássaros possuem capacidade de viajar milhares de quilômetros durante um determinado período, por conta do processo migratório e, claro, de suas asas.
No entanto, há um questionamento: como eles fazem para descansar enquanto estão sobrevoando oceanos, já que não têm um lugar firme para descansar?
Uma pesquisa realizada em parceria entre o Instituto Max Planck de Comportamento Animal e a Universidade de Konstanz, ambos da Alemanha, desvendou esse mistério. O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society.
O grupo de pesquisadores revelou alguns elementos-chave sobre os voos transoceânicos de diversas espécies de pássaros.
Como os cientistas monitoraram os pássaros?
Os cientistas utilizaram a tecnologia de GPS para acompanhar a migração. Assim, eles analisaram o urubu, urubu-de-cara-cinzenta, falcão-de-eleonora, falcão-peregrino e águia-pescadora.
A rota principal estudada foi entre a faixa da Eurásia como partida e a África como destino. Contudo, o levantamento levou nove anos para se concluir e analisou mais 112 caminhos migratórios entre a rota principal.
Além disso, os pesquisadores consideraram as condições climáticas e correntes de vento em momentos distintos.
Por exemplo, as correntes de vento ajudam os pássaros a economizarem energia, ao facilitar o voo dos animais. Inclusive, em muitas situações, eles alteram a rota para se beneficiarem desse fenômeno atmosférico.
Aliás, o aquecimento global, que impacta as mudanças climáticas no mundo, são objeto de preocupação no estudo, isso porque altera também as rotas dos pássaros.
Onde os pássaros descansam quando voam sobre os oceanos?
Antigamente, acreditava-se que eles paravam em ilhas no meio do oceano. De fato, isso acontece, mas também há outros lugares.
Na pesquisa, os cientistas detectaram que as aves usam alguns barcos e navios parados para repousarem.
Outro estudo, coordenado pelo especialista Maurizio Sarà, do zoólogo da Universidade de Palermo, mostra que os navios de cruzeiros servem de parada para os pássaros.
Segundo tal pesquisa, as aves ficam, em média, 41 minutos nas embarcações para o descanso.
No mundo todo, mais de 4 mil tipos de pássaros cruzam os oceanos, as paradas nos barcos e navios mostram uma capacidade adaptativa dos animais, que apostam em alternativas além das opções naturais.
Comentários estão fechados.