Descubra quantos passos diários são suficientes para ter mais saúde

Várias pesquisas foram realizadas sobre o assunto por diferentes instituições.

Quantos passos devemos andar por dia para ter uma vida saudável? Essa pergunta gera muita curiosidade, pois é mais que sabido que a caminhada e exercícios físicos são importantes para o bem-estar.

Lá em 1965, surgiu um pedômetro feito por uma empresa japonesa que colocou uma meta de 10 mil passos por dia. Hoje, equipamentos como os smartwatches e alguns smartphones possuem contadores de passos.

Com isso, é possível se ter uma dimensão de quantos passos damos e comparar com o parâmetro de 10 mil. Mas a ciência fez novos apontamentos sobre se essa é a quantidade ideal de passos no dia.

Novas estimativas de passos ideais por dia

Quantos passos diários devemos dar para ter uma vida mais saudável? Confira

Caminhadas são muito recomendadas para evitar problemas cardiovasculares – Imagem: Pixabay

A Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, fez uma pesquisa em que mostra que é possível ter uma vida saudável, mesmo com caminhadas com menos de 10 mil passos por dia; segundo o estudo, 4400 já seria o suficiente.

Em uma análise feita pelos cientistas com mulheres, as que deram 4400 passos por dia tiveram menor taxa de mortalidade que as demais, que costumavam caminhar cerca de 2700 passos diários.

Já conforme outra avaliação da universidade dos EUA, quem anda 4000 passos por dia têm risco maior de morte que as pessoas que dão, em média, 8000 passos diários.

Por conta dessas informações, um grupo de pesquisadores espanhóis reuniu todos os dados já disponíveis, fez um novo estudo e publicou na revista científica Preventive Medicine.

O levantamento espanhol mostra que é necessário caminhar, pelo menos, 3193 passos por dia. Mas o cenário ideal é entre 8000 e 9000 passos para ter uma vida saudável com menor risco de problemas cardiovasculares, entre outros.

Cientistas dividem características por categorias

Nesse levantamento feito pelos espanhóis, o perfil dos indivíduos foi dividido de acordo com o nível de atividade física frequente na vida do voluntário:

  • Vida sedentária: menos do que 5 mil passos diários;

  • Ativo em um nível baixo: entre 5 mil e 7.500 passos diários;

  • Um pouco ativo: entre 7.500 e 10 mil passos diários;

  • Ativo: entre 10 mil e 12,5 mil passos diários;

  • Muito ativo: acima de 12,5 mil passos diários.

O número de 10 mil passos diários não deixa de ser mais vantajoso para o corpo, segundo os cientistas. Porém, nem sempre será necessário caminhar tudo isso durante o dia para se ter uma vida saudável.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.