Descubra quem comanda a empresa que agora domina as livrarias dos shoppings

Leitura, a nova livraria dos shoppings.

Recentemente, o Brasil presenciou uma momentânea crise literária, onde as maiores livrarias, Saraiva e Cultura, tiveram suas lojas desativadas, especialmente nos shoppings. Felizmente, a carência de livrarias nos shoppings foi rapidamente suprida pela empresa Leitura, que se aproveitou dessa oportunidade para expandir suas vendas. Portanto, confira agora mais dessa “transição literária”.

Confira as mudanças de livrarias por todo o Brasil

Entenda mais o que está acontecendo com as livrarias desse país:

A Leitura

A Leitura é uma rede de livrarias brasileiras, fundada em 1967 na cidade de Belo Horizonte (BH) e que ganhou grande destaque recentemente, ao iniciar o ano de 2023 com 99 lojas físicas espalhadas por todo o Brasil.

Não por coincidência, esse é o mesmo número de lojas da Saraiva que tiveram as portas fechadas nesse mesmo período.

Motivos para o sucesso

O maior motivador da sobrevivência e, principalmente, da expansão dessa empresa enquanto gigantes como Cultura e Saraiva haviam caído por falência e recuperação judicial, é o investimento com capital próprio da empresa, sendo este, 90% do capital total.

Dessa forma, a empresa não está sujeita a investimentos externos e possui maior capacidade de sobrevivência e até mesmo expansão em tempos de instabilidade.

Outro ponto importante para favorecer o crescimento dessa marca, especialmente nos shoppings centers, foi justamente o espaço deixado pelas antigas livrarias, tirando a grande concorrência dos shoppings e deixando um espaço amplo e livre para suas livrarias.

Além disso, a empresa reconhece os riscos e problemas enfrentados pelas antigas livrarias, e como tal, busca meios para remediar esses problemas, como optar pelo aluguel de espaços menores nos shoppings, já que ele é o responsável por grande parte dos custos operacionais, entre outras modificações.

Desafios enfrentados

Entretanto, o encerramento da atividade das grandes livrarias não é o fim da concorrência para Leitura. Em realidade, o maior problema a atingir a Saraiva e a Cultura também possui um grande impacto sobre a Leitura, que é justamente a compra de livros pela internet.

Afinal, embora o número de vendas de livros se mantenha estável no país durante os últimos anos, a compra de livros digitalmente disparou. Isso compromete muito a venda das livrarias físicas como Leitura, Saraiva e Cultura.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.