Diabetes pode estar relacionada com sono excessivo?

Diabetes e sono estão relacionados? Nem sempre. Saiba mais!

Algumas pessoas possuem o costume de associar o sono excessivo à diabetes, contudo, nem sempre isso é uma regra. Contudo, cuidar da saúde e ficar ligado aos mínimos sinais do corpo é um modo de prevenir doenças e prolongar a vida.

Assim, conhecer os sintomas da principal doença que afeta os brasileiros é primordial para manter a qualidade de vida. Quer saber se o sono excessivo é sinal de diabetes? Saiba mais sobre!

Veja mais: Longevidade e prevenção da diabetes: veja os principais benefícios do café

A diabetes

Os principais sintomas da diabetes são sede, tontura, urina e perda de peso. No entanto, eles podem variar de acordo com o tipo específico de diabetes apresentado por cada paciente.

Desse modo, enquanto a diabetes tipo 1 está mais relacionada a fatores genéticos, a do tipo 2 se relaciona à má alimentação e costuma se apresentar a partir dos quarenta anos de idade.

Assim, quando há casos de diabetes na família, é importante fazer o exame de glicemia em jejum regularmente para acompanhar as taxas de açúcar presente no sangue. Ou, caso esteja apresentando sintomas, busque avaliação médica para realizar o exame e buscar a melhor forma de tratamento.

Sono e diabetes

No ano de 2012 foram realizados alguns estudos acerca da relação entre a diabetes e o sono. Esses estudos foram feitos a partir da análise de distúrbios do sono de pessoas que vivem dormindo ou que possuem dificuldades para pegar no sono.

Nesse contexto, o estudo encontrou uma relação entre os distúrbios do sono e a diabetes. O resultado da pesquisa foi bastante animador para o âmbito científico, pois comprovou uma relação entre a privação de sono e a diabetes.

A privação de sono, segundo os pesquisadores, pode ter influenciado negativamente os quadros de diabetes. Contudo, nem sempre o sono excessivo ou a falta dele pode significar que a pessoa tem diabetes, o importante é procurar um médico e fazer exames periodicamente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.