Desenvolvedor utiliza ChatGPT para criar ‘memecoins’ de sucesso no mercado de criptomoedas
Especialistas demonstram preocupação em relação ao fomento desses tipos de ativos digitais, uma vez que seu propósito real nem sem é divulgado.
No mundo das criptomoedas, o usuário CroissantEth (nome de perfil nas redes sociais) concebeu um intrigante plano para criar uma “memecoin” de enorme sucesso com a assistência do ChatGPT e sua API.
Embora o ChatGPT não possa gerar tokens diretamente, CroissantEth identificou uma solução usando a API dessa Inteligência Artificial (IA).
Criação dos ‘tokens de meme’ levanta preocupações
A facilidade aparente na elaboração de tokens levanta questões sobre a possibilidade de inundar o mercado com moedas de utilidade duvidosa e nomes excêntricos.
O ChatGPT está na vanguarda da simplificação desse processo para os desenvolvedores de blockchain. CroissantEth, um desenvolvedor independente destemido, utilizou a IA para criar um token baseado em Ethereum, empregando a API da OpenAI por meio de um engenhoso script.
Anteriormente, o ChatGPT destacou-se na previsão de preços de criptomoedas e na avaliação do sucesso de várias “memecoins”. Tal IA singular consegue compartilhar análises baseadas em dados públicos e até criar novas criptomoedas.
CroissantEth demonstrou seu brilhantismo ao produzir a AstroPepeX (APX), uma “memecoin” baseada no icônico “Pepe the Frog”, que gerou um entusiasmo imenso e alcançou milhões de dólares em volume de transações.
Normalmente, o ChatGPT não tem a capacidade intrínseca de gerar códigos para tokens Ethereum, mas pode orientar habilmente os usuários por meio de instruções específicas.
No entanto, a API da OpenAI flexibiliza essa limitação, permitindo que os desenvolvedores integrem o ChatGPT em suas próprias aplicações conectadas à rede Ethereum.
(Imagem: divulgação)
CroissantEth desenvolveu um astuto script que conduziu o ChatGPT a compor um novo token aplicando a API Open Zeppelin da OpenAI, possibilitando aos usuários configurar parâmetros, como o nome do token.
O ChatGPT também demonstrou criatividade ao conceber títulos para “memecoins” com base em sugestões de usuários e em nomes de outras criptomoedas.
Sendo assim, CroissantEth deu vida a moedas como Inuverse e Quantum Pepe, fazendo alusão a projetos populares como Shiba Inu e Pepe.
Outro aspecto interessante é a capacidade do bot de criar logotipos para tokens com base em seus nomes, empregando a impressionante rede neural DALL-E.
Essa IA parece estar sintonizada com as tendências do mercado de criptomoedas e consegue gerar moedas semelhantes aos projetos existentes.
No entanto, projetos como o de CroissantEth enfrentam desafios relacionados à propriedade de contratos inteligentes e chaves privadas.
Para superar tal questão, o desenvolvedor propôs que, após a implementação de um contrato inteligente, a propriedade fosse imediatamente revogada e todos os tokens fossem adicionados à Uniswap, junto a 2 ETH.
Apesar de suas limitações, o projeto de CroissantEth é uma jornada fascinante que demonstra o potencial da IA no contexto das criptomoedas.
Seu script poderia eventualmente dar origem a ferramentas que agilizariam a criação em larga escala de tokens de memes.
No entanto, essa evolução também suscita preocupações legítimas sobre a proliferação de moedas com utilidade duvidosa e nomes extravagantes em um mercado já intrinsecamente volátil.
Comentários estão fechados.