Afinal, desligar a geladeira à noite ajuda a economizar energia?
Não se engane com tudo o que você encontra por aí. Desligar a geladeira à noite pode não ser o melhor plano para economizar energia. Entenda!
Na tentativa de economizar na conta de luz, muitos consumidores procuram estratégias que fazem sucesso na internet. Um dos exemplos é a história que diz que desligar a geladeira à noite é um hábito que economiza energia. Será? Veja se é mais um mito que circula na internet ou se essa prática é mesmo vantajosa.
Antes de tudo, é importante entender um pouco mais sobre esse eletrodoméstico tão comum nas casas brasileiras. Por ser um item que está relacionado à segurança alimentar, a premissa é que a geladeira fique ligada o tempo todo, garantindo a temperatura certa para preservar os alimentos.
Desligar a geladeira à noite economiza energia?
Assim, o refrigerador é projetado para funcionar de forma contínua, a fim de manter uma temperatura interna constante. Quando é desligada, a temperatura interna começa a subir. Quando a geladeira é ligada novamente, ela precisa trabalhar mais para resfriar os alimentos e atingir a temperatura ideal.
Só por esse entendimento fica claro que, apesar de todas as histórias que circulam na internet, desligar a geladeira à noite não é uma boa estratégia, ou seja, ao fazer isso, você não irá conseguir uma economia real de eletricidade.
Pelo contrário! Esse esforço extra para compensar o tempo desligada pode resultar em um aumento no consumo de energia, resultando em um efeito totalmente contrário ao esperado. Por essa razão, o mais recomendado é deixar a geladeira ligada o tempo todo para manter uma temperatura constante e economizar energia de outra forma.
É mais útil evitar abrir a porta do eletrodoméstico sem que seja uma real necessidade. Isso pode resultar em uma economia muito maior do que esse liga/desliga. Outros itens da sua casa podem ser retirados da tomada para uma economia real, como caixas de som, micro-ondas e alguns outros. No caso do refrigerador, essa não é uma boa ideia!
Comentários estão fechados.