Desvendado a 'lenda' antiga: é PERIGOSO tomar banho quando está relampejando?

Durante uma tempestade com trovões e raios, é necessário tomar alguns cuidados quando estamos no conforto do nosso lar. Tomar banho, por exemplo, pode ser um perigo.

Não temos dúvidas de que você já foi proibido de tomar banho enquanto estava chovendo. Quando criança, talvez isso pudesse soar um tanto exagerado.

A verdade é que tal crença popular tem bases sólidas, conforme indicado por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Ambas as instituições recomendam que, em épocas de chuvas com raios, as pessoas se afastem de qualquer contato com água corrente. Os aparelhos eletrônicos também devem ser desconectados da tomada, por exemplo.

O físico Osmar Pinto Jr., do INPE, explicou que quando um raio atinge uma área, isso gera uma corrente elétrica que percorre a rede elétrica e de distribuição.

(Imagem: divulgação)

Essa corrente, por sua vez, consegue adentrar nas residências, afetando tomadas e até mesmo o sistema do chuveiro.

Isso indica que, quando alguém está tomando banho durante uma tempestade, existe o risco de ocorrer um arco elétrico entre o chuveiro e a fiação, o que representa um perigo considerável para a segurança da pessoa.

Além dessas indicações, o fato de estar com os pés molhados pode agravar a intensidade do choque elétrico, tornando-o potencialmente letal.

A prevenção não é útil apenas para o uso de chuveiros, mas também se estende a banheiras e até mesmo tarefas domésticas como lavar louça, conforme apontado por Osmar.

Os raios têm a capacidade de percorrer as tubulações, independentemente de serem feitas de metal ou plástico, o que pode resultar em riscos de morte, queimaduras graves ou lesões significativas para qualquer indivíduo envolvido em tais atividades.

Prevenindo riscos durante uma tempestade

Uma das medidas preventivas essenciais para impedir acidentes relacionados a raios é manter uma distância segura de varandas, evitando se aproximar de janelas e portas.

É recomendável, também, não fazer uso de dispositivos elétricos conectados a tomadas, como computadores e telefones com fio, durante tempestades com raios.

Em ambientes ao ar livre, a cautela deve ser redobrada. Durante tempestades com raios e trovões, permanecer debaixo de árvores, por exemplo, pode representar um risco significativo, uma vez que os raios podem atingir e afetar essas estruturas naturais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.