Desvendando o comportamento canino: por que eles lambem as orelhas?
Saiba por que os cães têm hábitos de lamber e o que querem passar através dessa comunicação
Se você é um amante de cães, já deve saber que eles adoram lamber. Trata-se de uma forma natural de eles se comunicarem com as pessoas e outros animais.
Geralmente, eles lambem nossas mãos e pés como sinal de afeto, mas há um lugar onde isso pode parecer estranho: as orelhas.
No entanto, não há motivo para preocupação; essa é apenas mais uma demonstração de amor e carinho de nossos amigos peludos.
Na verdade, quando seu cachorro lambe sua orelha, ele pode estar expressando seus sentimentos por você ou explorando suas emoções.
Contudo, antes de entender por que os cães lambem as orelhas, é preciso interpretar o tipo de lambida que eles estão dando. Por isso, trouxemos alguns pontos para ajudá-lo a compreender essa incrível forma de comunicação. Confira!
Os famosos lambeijos
Esse tipo de lambida é a forma mais pura de demonstrar carinho e afeto, assim como nós humanos fazemos com beijos.
Por isso, quando receber um Lambeijo do seu pet, retribua imediatamente! Assim ele saberá o quanto é amado e querido por você.
Pedindo comida
Você sabia que quando um cachorro lambe a sua boca, ele pode estar pedindo comida? Isso mesmo! Assim como os filhotes instintivamente fazem com suas mães, o ato de lamber estimula a regurgitação do alimento.
Então, quando você perceber o seu melhor amigo tentando lamber sua boca, pode ser uma demonstração de amor e confiança em você como membro da sua matilha ou até mesmo como um pai.
Forma de se limpar
Quando se trata de higiene, os cães não ficam para trás. Embora não seja tão frequente quanto os gatos, eles costumam limpar suas partes íntimas e patas com a língua.
Quando são filhotes, essa tarefa é realizada pela mãe canina. E quando nos lambem, é como se estivessem nos limpando também, assim como fariam com seus companheiros de matilha.
Demonstração de medo
Você sabia que cães medrosos, receosos ou submissos geralmente dão uma rápida e fraca lambida na pessoa que os está amedrontando para apaziguar a situação.
Interessante, não é mesmo? E quando um cachorro lambe a orelha do outro, pode ser uma forma de transmitir tranquilidade em momentos de tensão.
Forma de saber por qual lugar você passou
Seu cãozinho pode descobrir todos os lugares onde você andou! Isso mesmo, através do olfato e paladar, seu peludinho pode farejar e até lamber o seu tutor para explorar os cheiros e sabores que você trouxe consigo.
Para eles, esses são os sentidos mais importantes, capazes de revelar onde você passou e o que fez enquanto esteve fora do alcance. Incrível, não acha?
Pode sinalizar algum tipo de doença ou dor
Se o seu amigão de quatro patas está se lambendo muito, pode ser um sintoma de problemas de pele ou até mesmo dor.
Mas não se preocupe, há solução para isso! É importante verificar se no local da lambedura há alguma ferida ou sinal de infestação por pulgas e carrapatos – esses parasitas causam coceira intensa e podem ser a causa da lambedura excessiva.
Caso a pele do seu pet esteja avermelhada, pode ser um sinal de dermatite – que pode ter diferentes origens, como contato com substâncias alérgicas ou até mesmo infecções parasitárias.
Comentários estão fechados.