Determinismo Econômico
O determinismo econômico é uma teoria que afirma que o status financeiro é a base na qual todos os outros arranjos sociais são construídos.
O determinismo econômico é uma teoria que afirma que o status financeiro é a base na qual todos os outros arranjos sociais, como arranjos políticos e sociais, são determinados. A teoria enfatiza que todas as sociedades são subdivididas em classes econômicas que estão competindo para controlar o sistema político.
A classe dominante utiliza seu poder econômico para exercer a supremacia política. Na versão de Karl Marx, ele presta atenção ao proletariado que está lutando com os capitalistas sobre o sistema de governo da sociedade.
Ele acreditava que a luta só terminaria por meio de uma revolução que derrubaria o capitalismo e instalaria o sistema do socialismo no qual os recursos são controlados pelos estados que estabelecem uma sociedade sem classes.
Determinismo econômico e filosofia marxista
O marxismo também acredita nas lutas de classe como a base do desenvolvimento social. O marxismo é uma metodologia que defende a luta da classe, o proletariado contra os capitalistas, ao contrário do determinismo econômico que permite que aqueles que são economicamente capacitados usem seu status financeiro para estabelecer o domínio político sobre a classe trabalhadora.
Os marxistas enfatizaram a igualdade entre os membros da sociedade na qual todos os recursos são controlados pelo Estado, excluindo o uso da força econômica para obter vantagem política sobre os outros, como defendido pelo determinismo da teoria econômica.
O “marxismo vulgar” tem sido um termo usado pelos marxistas para descrever o determinismo econômico. O termo foi usado considerando que a infra-estrutura econômica não determinava a supremacia política.
Embora o marxismo e o determinismo econômico sejam diferentes, eles têm semelhanças em algumas áreas. Portanto, para entender o relacionamento, veremos as partes do processo industrial que eles compartilharam.
Para entender a relação do determinismo econômico com o marxismo, é importante ressaltar que a própria teoria é atribuída a Karl Marx, o filósofo que surgiu com o marxismo. O marxismo e o determinismo econômico compartilhavam o materialismo histórico, os meios de produção e o modo de produção.
Materialismo histórico
O materialismo histórico refere-se a uma crença de que você não pode compreender o passado concentrando-se apenas em sua religião, pessoas, guerras, tradições legais e políticas, mas também apreciando que a história foi moldada pelas mudanças materiais durante um longo período de tempo. As mudanças foram ocasionadas pela competição entre os governantes (os ricos) e os cidadãos (pessoas sob a opressão da economia).
Modos de produção
Durante muito tempo, várias estruturas econômicas surgiram e essas linhas econômicas são o que Marx chamou de “modos de produção”. O mais falado por Marx é o capitalismo, que consiste em uma estrutura econômica na qual os proprietários de empresas privadas administram as indústrias sob seu controle para gerar lucros e reter o mercado em um mercado livre amplamente percebido.
Marx acreditava que o capitalismo só beneficiava os donos de empresas (capitalistas) em detrimento dos trabalhadores (proletários). Ele pensava que o capitalismo passou a existir nos últimos anos seguindo outros modos de produção, como o feudalismo e a escravidão.
Argumento contra o determinismo econômico
O marxismo foi criticado por reduzir o desenvolvimento da história e da comunidade a apenas os determinantes econômicos. Muitos argumentaram que o fator econômico não é o único elemento importante e que há papéis secundários no desenvolvimento da sociedade.
Estudiosos que não apoiavam o marxismo descreveram o determinismo econômico como uma teoria exageradamente generalizada e enfatizaram que, no que se refere à justificativa histórica racional, as realidades econômicas devem sempre se referir ao realismo não-econômico.
Mito do determinismo econômico
Segundo alguns estudiosos, o pensamento de Marx sobre o determinismo econômico são um mito. Eles usaram a afirmação de Marx de que os homens moldam sua história sob a orientação das circunstâncias ditadas pelo que aconteceu no passado.
Para esses estudiosos, a declaração sugeriu que existe um sistema social já constituído no mundo que restringe a forma como moldamos nossa história.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.