Detran divulga lista de 200 motoristas que tiveram a CNH suspensa
Esses motoristas foram autuados pela Lei Seca, que criminaliza a direção sob efeito de álcool.
Dirigir sob influência de álcool é uma das atitudes mais letais que uma pessoa pode cometer. Por isso, no Brasil e em muitos lugares do mundo existe a chamada “Lei Seca”, que impõe restrições e punições para motoristas flagrados dirigindo depois de beber.
Porém, um fato inusitado chamou a atenção nos últimos dias, que foi a divulgação de uma lista do Detran de CNH suspensa. No caso, o órgão, além de registrar queixa e entregar punições a 200 motoristas autuados, também os expôs para toda a população
Entenda mais sobre esse crime lendo a matéria!
Leia mais: Use o seu CPF para descobrir se a sua CNH foi cancelada
Detran expõe nome de 200 motoristas
Essa situação inusitada aconteceu no Distrito Federal. No dia 29 de junho, muitos motoristas se surpreenderam ao verem seus nomes expostos em uma lista de infratores do Detran. Essa lista saiu no Diário Oficial do DF, e todos os acusados estavam com a condenação de dirigir embriagados.
Além disso, o Diário informa que os mesmos tiveram as suas carteiras suspensas. O Detran também afirmou que já possuía todas as provas contra os motoristas. Isso significa que nenhum deles tinha mais possibilidade de defesa perante a lei.
Entretanto, é possível entrar com um recurso contra a condenação em pelo menos 30 dias na Junta Administrativa de Recursos e Infrações do DF (Jari). Então, o caso poderá passar por uma reavaliação e as possíveis argumentações dos condutores serão ouvidas.
Sobre a Lei Seca no Brasil
A Lei Seca está presente no Artigo 165 do Código Brasileiro de Trânsito. Em caso de flagrante, a Lei determina que o motorista deve pagar no mínimo R$ 2.934,70, mas esse valor pode aumentar se houver outras ocorrências. Além disso, também existe uma determinação quanto à suspensão da CNH.
Por fim, vale lembrar que a lei não vale apenas para bebida alcoólica, mas para toda e qualquer substância psicoativa que altere a consciência ao volante.
Comentários estão fechados.