Rá, Deus egípcio do sol

Os antigos egípcios reverenciavam Rá como o deus que criou tudo. Também conhecido como o Deus Sol, Rá era uma divindade poderosa e um deus central do panteão egípcio.

Os antigos adoravam ele mais do que qualquer outro deus e os faraós muitas vezes se conectavam com em seus esforços para serem vistos como a encarnação terrena do deus-sol.

Quem é Rá?

Rá representa a luz solar, o calor e a crescimento. Era natural que os antigos egípcios acreditassem que ele fosse o criador do mundo, bem como parte dele sendo representada em todos os outros deuses. Os antigos egípcios acreditavam que todo deus deveria ilustrar algum aspecto dele, enquanto o próprio Rá deveria representar cada deus.

Aparência de Rá

Rá, o Deus Sol

Rá era geralmente representado em forma humana. Ele tinha uma cabeça de falcão, que é coroada com um disco solar.

Este disco solar era cercado por uma cobra sagrada chamada Uraeus. Rá também foi descrito como um homem com a cabeça de um besouro e também como um homem com a cabeça de um carneiro.

Os antigos também retrataram Rá em forma de animal: serpente, garça, touro, leão, gato, carneiro, falcão, besouro, fênix e outros. Seu principal símbolo, no entanto, é o disco solar.

Mitologia

Veja mais sobre: Mitologia egípcia », Mitologia grega »

Os antigos egípcios acreditavam que o papel de Rá era navegar através dos céus durante o dia em seu barco. Pela manhã, quando Rá emergia do leste, seu barco recebia o nome de “Madjet”, que significava “tornar-se forte”.

No final do dia o barco era chamado de “Semektet”, que significava “tornar-se fraco”. No final do dia, acreditava-se que Rá morria e navegava para o submundo, deixando a lua em seu lugar para iluminar o mundo.

Rá renascia no dia seguinte. Durante sua jornada através dos céus, ele lutava com seu principal inimigo, uma serpente maligna chamada Apep (O Senhor do Caos). Em algumas histórias, Rá, na forma de um gato, derrota a serpente do mal, Apep. Isso é parte da razão pela qual os gatos são tão reverenciados no Egito.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.