Você sabia que a diabetes pode estar associada ao uso de cigarros eletrônicos?
Apesar das consequências do uso desse cigarro ainda não serem totalmente conhecidas, algumas pesquisas já demonstram certos malefícios à saúde
Os cigarros eletrônicos ainda são uma novidade e por isso, ainda existem poucos estudos que possam comprovar os malefícios deste item. No entanto, algumas condições de saúde relacionam-se ao uso desse tipo de cigarro, inclusive a diabetes. Recentemente uma pesquisa demonstrou que o uso de cigarros eletrônicos aumenta as chances de diabetes. Leia mais para entender.
Veja também: Estudo aponta que os efeitos do hábito de fumar podem acompanhar até 3 gerações
Malefícios do cigarro eletrônico
Atualmente já existem algumas pesquisas que indicam que os cigarros eletrônicos podem sim fazer mal à saúde, ainda que seja um que não possui nicotina. Inclusive, muitas pessoas argumentam que usar o cigarro eletrônico é melhor do que o cigarro convencional. Especialmente pelas opções sem nicotina, mas isso não também não é comprovado. Apesar de existirem estudos sobre isso, outros também mostram algumas falhas neles, sendo difícil ainda ter uma conclusão precisa.
Diante disso, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o vapor que sai desse aparelho pode levar a infecções pulmonares. Em adição a isso, as substâncias químicas do líquido utilizado nos cigarros eletrônicos podem danificar as células que revestem os vasos sanguíneos, aumentando as chances de um AVC. Por fim, associa-se o uso também à dermatite, doenças do coração e câncer.
O cigarro eletrônico e a diabetes
O que muitas pessoas não sabem é que relaciona-se o uso de cigarros eletrônicos à pré-diabetes. Essa associação foi feita por uma pesquisa em 600 mil adultos pela Universidade Johns Hopkins, em que essa relação do cigarro eletrônico com a diabetes e notou-se inclusive em pessoas que não utilizam o cigarro convencional.
Diante dos estudos, isso é uma demonstração de como não só a nicotina, mas também outras substâncias químicas podem influenciar na capacidade de controle dos níveis de açúcar no sangue. Nesse sentido, como os “vapes” mesmo quando não têm nicotina possuem os “e-líquidos” que contêm outras substâncias e por isso, podem intensificar o risco de diabetes.
Comentários estão fechados.