Diamantes ancestrais desafiam o que sabemos sobre a evolução da Terra; entenda
Antigos diamantes encontrados no Brasil e na Guiné estão lançando uma nova luz sobre a evolução da Terra, revelando segredos há muito perdidos sobre a história do nosso planeta!
A história primitiva da Terra é um enigma que desafia a compreensão. Porém, as chaves para desvendar tal mistério podem morar em pedras e minerais que testemunharam os primórdios do nosso planeta.
Em particular, diamantes especiais, com origens que remontam a 400 milhões a 650 milhões de anos atrás, quando o antigo supercontinente de Gondwana existia, estão reescrevendo nossa perspectiva da evolução da Terra.
Tais diamantes, encontrados nas profundezas das minas do Brasil e da Guiné, são muito mais que simples pedras preciosas. Eles representam uma janela única para o passado da Terra.
“Os diamantes superprofundos são extremamente raros, e agora sabemos que podem nos fornecer informações vitais sobre a formação dos continentes”, afirmou a Dra. Karen Smit, da Wits School of Geosciences, uma das autoras do estudo publicado na revista científica Nature.
A pesquisa é fundamental para compreender como os continentes se desenvolvem e se deslocam, uma vez que, sem continentes, a vida no planeta como a conhecemos não seria possível.
A evolução dos continentes ao longo da história
Embora possa parecer que os continentes e oceanos da Terra sempre tiveram a mesma forma, a realidade é muito mais dinâmica.
A constante mudança na geologia da Terra é regida pelas placas tectônicas, que moldam e reconfiguram a paisagem do nosso planeta, um processo que continua até hoje.
A formação do primeiro continente conhecido ocorreu aproximadamente 3 bilhões de anos atrás, após o resfriamento da Terra. Esse continente primitivo compreendia partes do que atualmente chamamos de Austrália, África e Índia.
Durante bilhões de anos, o planeta passou por diversas fases de formação e destruição de continentes, incluindo eras do gelo e eventos geológicos marcantes.
(Fonte: Wits University/Reprodução)
Há cerca de 230 milhões de anos, uma gigantesca massa de terra conhecida como Pangeia se formou, um marco na história da Terra. Foi na Pangeia que muitas espécies surgiram, e a configuração dos continentes que reconhecemos hoje começou a se definir.
A separação de Pangeia levou à constituição do Oceano Atlântico, dividindo o supercontinente em Laurásia (que eventualmente deu origem a América do Norte, Europa e parte da Ásia) e Gondwana (dando origem à América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida).
Há cerca de 120 milhões de anos, houve a separação de Gondwana, resultando na configuração atual dos continentes da América do Sul e África, além de movimentar a Índia em direção à Ásia.
A descoberta de diamantes que remontam aos antigos supercontinentes representa um achado crucial na compreensão desse período na história da Terra.
A presença desses diamantes na América do Sul e na África auxilia os cientistas na confirmação da existência de Gondwana, uma teoria que, apesar das evidências existentes, ainda é tratada como uma hipótese em desenvolvimento.
Comentários estão fechados.