Dicas de como lidar com cães que têm medo de tempestades
Estas dicas irão ajudá-lo a tranquilizar seus cães quando eles ficarem assustados com o barulho da tempestade.
Os dias de tempestade não costumam ser nada fáceis para os nossos amigos de quatro patas. Isso porque o barulho intenso da chuva com os raios e trovões podem assustá-los. E como sabemos, o sofrimento pode ser muito intenso para um cachorro com medo de tempestade. Porém, existem algumas formas de amenizar essa inquietação, confira.
O que fazer quando o cão está com medo da tempestade?
Os sintomas do medo são muito explícitos nos cães, eles demonstram agitação, respiração ofegante, latidos e uivos intensos e também salivação excessiva. Nesses momentos, será muito importante agir rapidamente para aliviar esse estresse. Afinal, esse momento de inquietação pode ser muito difícil para o seu animal, de modo que é preciso saber o que fazer.
Primeiro: fique calmo!
Você sempre será a referência emocional para o seu cão, de modo que se você estiver estressado, muito provavelmente, ele também estará. Assim, tente manter a calma, mesmo que ele esteja agoniado, pois o seu desespero não irá ajudar em nada. Além disso, é preciso estar calmo para conseguir ajudar o seu animalzinho.
Afaste-o do barulho
Não há motivo para deixar o cão em exposição ao barulho, pois isso aumentará o sofrimento dele. Infelizmente, alguns donos acreditam que é possível acostumar o cão ao barulho da chuva, mas isso pode custar muito caro ao animal. Assim, será muito melhor se você conseguir colocá-lo em um lugar mais silencioso e escuro, mesmo que esse lugar seja debaixo da cama!
Esteja do lado do seu cão
Uma vez que ele estiver em um lugar seguro, esteja ao lado dele fazendo carinho e “conversando”. Às vezes, os donos não têm a dimensão do quanto a presença deles é um fator importante para tranquilizar o animal. Porém, diversos estudos atestam que o cão pode se sentir muito mais seguro na presença do tutor.
Logo, será muito importante que você dê o suporte necessário ao seu cão durante todo o momento da tempestade. Afinal, diversos animais não conseguem lidar com o estresse e acabam se machucando na agonia ou até mesmo fugindo. Para evitar isso, mantenha-se pronto para atender às necessidades do seu amigo de quatro patas.
Comentários estão fechados.