3 dicas para emagrecer que realmente funcionam, segundo nutricionistas

Confira a seguir quais as dicas dadas por nutricionistas e nutrólogos para a perda de peso e/ou manutenção dos valores da balança.

Dieta da lua, dieta da sopa, jejum intermitente, jejum total… Essas são algumas técnicas para emagrecimento que eram amplamente divulgadas há cerca de 10 anos. Entretanto, com o avanço de estudos feitos por nutrólogos, nutricionistas e outros cientistas, dietas restritivas e jejuns não supervisionados tornaram-se técnicas não recomendadas para indivíduos normais que desejam emagrecer. Confira, agora, as dicas de nutricionistas para emagrecer que são realmente eficientes.

Leia mais: 5 Especiarias que auxiliam no processo de emagrecimento

Emagrecimento saudável: Dicas que funcionam

Primeiramente, é preciso entender que o emagrecimento não está relacionado apenas ao plano alimentar que a pessoa seguirá. O ato de emagrecer com saúde está relacionado a um conjunto de fatores, como a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada (e isso inclui carboidratos e gorduras!) e, preferencialmente, acompanhamento terapêutico. Por isso, foque nessas dicas abaixo:

  • Aumente a ingestão de fibras

Fibras são grandes conjuntos de carboidratos que não são digeridos pelo nosso organismo. Isso pode assustar algumas pessoas que querem emagrecer, afinal, parece um paradoxo: “como vou emagrecer se estou comendo tanto carboidrato?’’. Porém, não se preocupe, pois, como dito, esses carboidratos não são digeridos. E, por essa razão, auxiliam na regulação de glicose no sangue e desaceleram a digestão, deixando a sensação de saciedade por mais tempo e evitando a compulsão alimentar e o exagero na quantidade de comida.

  • Grande período de restrição gera compulsão

Essa frase já virou um clichê, mas não deixa de ser verdade. A restrição em excesso pode ser contraproducente, afinal, pessoas que não estão acostumadas – e não precisam – abandonar definitivamente certos alimentos tendem a encarar planos alimentares como um terror, como uma tarefa árdua demais. Por isso, quando podem comer aquilo que tanto gostam, tendem a “aproveitar demais’’. Pode comer o seu chocolate, mas fracione a porção e não exagere.

  • Preste atenção no que você está comendo

O processo de se alimentar está relacionado não apenas ao ato mecânico, mas também mental. Comer com consciência, evitando distrações como conversas, televisão ou celular é, além de um processo meditativo, importantíssimo para conhecer a porção exata que lhe traz saciedade. Dessa forma, isso evita que você coma pouco – o que pode ser um problema no futuro – ou coma muito – o que pode ir contra o seu objetivo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.