DUAS dicas para conservar a cor do repolho roxo na hora de cozinhar

Um vegetal repleto de nutrientes e com uma cor bonita é muito atraente na hora de cozinhar e comer. E alguns truques ajudam na hora de preservar a cor do repolho.

Consumir vegetais é uma das chaves para uma rotina alimentar saudável. No Brasil, um dos costumes de que faz comida é cozinhar repolho roxo. Porém, para manter a coloração super chamativa do repolho roxo, alguns outros truques desconhecidos podem ser usados. Veja a seguir as dicas para conservar a cor do repolho roxo.

Leia mais: Receitas para cozinheiros iniciantes: Saiba o que aprender a cozinhar primeiro

Adicione um elemento ácido

O repolho é roxo em razão de uma molécula conhecida como antocianina. É a mesma molécula presente nos mirtilos, uma fruta vermelha. Mas o pigmento da antocianina pigmenta os alimentos de forma diferente a depender do nível de acidez.

Na hora de cozinhar o repolho essa mesma molécula é responsável por alterar a cor roxa vibrante do alimento. É por esse motivo que em alguns momentos o repolho fica azul quando você cozinha o repolho roxo. Porém, duas dicas matadoras evitam que isso aconteça.

Um dos truques usados para evitar que o repolho roxo fique azul é controlar o nível de acidez na hora de cozinhar. Assim, usar um líquido ácido, como o suco de um limão, aumenta a acidez do repolho.

Como a maior parte da água presente nas residências é neutra, com pH médio na casa do número 7, refogar o alimento apenas em água reduz a acidez. Dessa forma, equilibrar o ácido presente no alimento é uma maneira de preservar a cor do repolho.

Quanto mais ácido for adicionado na preparação mais intensa vai ficar a cor do repolho, com isso é possível alcançar tons rosados ou avermelhados.

Use boas ferramentas na cozinha

Um dos segredos de uma boa comida é o uso de boas panelas e diferentes ferramentas na cozinha. Por essa razão, na hora de cortar o repolho, é bom optar por lâminas de aço inoxidável.

Na hora de levar ao fogo se aplica o mesmo pensamento. Os cozinheiros, profissionais ou não, devem escolher panelas não reativas, em que estão o ferro fundido esmaltado e aço inoxidável.

Caso você não tenha uma panela de um desses materiais, se o seu repolho mudou de cor na hora de cozinhar, ainda é possível corrigir a acidez e resgatar a cor do repolho roxo. Novamente, o bom suco de limão é uma ótima alternativa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.