Revolucionando a couve: formas surpreendentes de integrá-la aos seus pratos
Dicas que você precisa ter para cozinhar alimentos com couve.
As hortaliças são essenciais na composição de pratos nutritivos, e a couve é uma das mais ricas em nutrientes essenciais para o corpo humano. Embora seja bastante reconhecida, ela ainda pode ser mais disseminada nos pratos em diversos formatos, seja crua, cozida ou frita.
Por isso, listamos algumas dicas fundamentais para utilizar a couve na cozinha e torná-la ainda mais atrativa para o seu paladar.
A couve pode ser muito versátil
A couve é uma hortaliça extremamente nutritiva e versátil, que pode ser utilizada de diversas formas na culinária. Utilizando as dicas a seguir, é possível torná-la ainda mais atraente ao paladar e aproveitar ao máximo seus benefícios.
Escolha o tipo certo de couve
Ao preparar um prato com couve, certifique-se de estar escolhendo o tipo certo da hortaliça. Selecionar folhas mais jovens é o ideal, pois são menos amargas e podem ser utilizadas em saladas cruas, por exemplo. É importante conhecer a receita que irá fazer para escolher o tipo correto de couve.
Remova o caule fibroso
Para deixar a couve mais saborosa, é ideal retirar o caule, pois essa parte costuma ser mais amarga. Porém, ele pode ser utilizado em algumas receitas ou para algum outro fim. Em receitas mais líquidas ou trituradas, esse componente pode ser utilizado tranquilamente.
Corte as folhas
Ao cortar as folhas em pedaços uniformes, torna-se mais fácil realizar o cozimento. Porém, por ser uma folha densa, é necessário um cozimento mais prolongado para amaciá-la.
Use frutas cítricas
Utilizar frutas cítricas é uma boa sugestão, pois elas quebram as proteínas mais consistentes e evitam dificuldades para ingerir a couve.
Massageie as folhas
Os chefs de cozinha recomendam massagear as folhas para que haja maior facilidade no cozimento e na ingestão.
Lave as folhas com cuidado
As folhas de couve devem ser lavadas com bastante cuidado, pois os vegetais podem ser contaminados por insetos e fungos. Assim, esfregá-las e deixá-las em contato com muita água é prudente.
Chips de couve
Cozinhe os chips de couve em fogo baixo e lento, para que cozinhem em bom estado e não queimem.
Murche as folhas de couve antes de adicionar em saladas
Murchar as folhas de couve é uma ótima opção para quebrar o sabor amargo que as folhas têm. Além disso, utilizar fontes gordurosas como o azeite é um bom método para torná-la mais agradável ao paladar.
Adicione mel na couve
Fontes adoçantes como o mel são essenciais para auxiliar na ingestão da couve quando crua. O mel diminuirá o amargor e dará um sabor mais suave à couve.
Refogue a couve
Refogar a couve pode ser uma ótima maneira de ingeri-la, pois diminuirá a dificuldade em consumi-la.
É importante ressaltar que a escolha do tipo correto de couve, a remoção do caule fibroso e o cuidado com a higiene durante o preparo são fundamentais para garantir um prato saboroso e saudável.
Comentários estão fechados.