Tipos de luminária que você pode escolher para a sua reforma
Saiba como a iluminação pode favorecer a decoração dos ambientes.
Muitas pessoas na hora que estão fazendo alguma reforma em suas casas, se esquecem que a iluminação é uma das partes que mais impactam a forma como o seu ambiente ficará. Quando sabemos exatamente qual a luminária que devemos usar, tudo fica mais fácil e harmônico dentro do seu lar. Pensando nisso, separamos algumas dicas para escolher uma boa luminária, acompanhe na leitura.
Leia mais: Dica de presente com itens de decoração para o Dia dos Namorados
Os tipos de iluminação ideal para cada ambiente
Uma das etapas da decoração que mais demanda tempo e atenção é a iluminação. A seleção adequada dos locais de instalação, os tipos de iluminação que melhor se adequam ao ambiente e a garantia da segurança de um projeto elétrico são essenciais em um projeto. Confira alguns tipos de luminárias.
Luminárias embutidas
As luminárias embutidas podem ser a melhor opção se você deseja tornar sua casa um pouco mais minimalista e contemporânea. São os preferidos de muitos arquitetos e designers porque são perfeitos para chamar a atenção para itens decorativos ou enfatizar um determinado aspecto do conforto de um espaço.
A luz que a luminária emite é o que realmente chama a atenção e não a própria luminária, que mal se vê. Embora algumas possam estar expostas, elas são bem discretas por serem pequenas. Por fim, esse tipo de iluminação pode deixar banheiros, salas e quartos ainda mais bonitos e confortáveis.
Lustres
Nada é melhor do que comprar um lustre se você quer chamar a atenção para uma determinada área da sua casa. Normalmente, encontrados na sala de estar, os lustres luxuosos como os de vidro ou cristal que brincam com luzes e reflexos podem ser bem chamativos e bonitos.
Devido ao seu tamanho e terem um efeito estético de mais impacto, é necessário ter cautela na hora de decorar o seu ambiente. Escolha essa opção de iluminação juntamente com áreas espaçosas que tenham cores neutras, deixando o ambiente harmônico.
Luminária para área externa da sua casa
É possível modificar o uso de alguns modelos que são utilizados no interior da casa para iluminar áreas externas. Como, por exemplo, as arandelas, que, quando fixadas nas paredes, proporcionam uma iluminação sutil sem escurecer significativamente o entorno.
Porém, os postes são sempre a primeira escolha entre a iluminação pessoal destinada ao uso externo. Eles podem ser encontrados em uma variedade de modelos e estilos e variam em tamanho também. Fornecem iluminação geral, facilitam o uso do espaço aberto e funcionam como itens decorativos.
Arandelas
As arandelas serão cruciais para a sua decoração se você gosta de uma iluminação indireta diferente daquela produzida por luminárias penduradas no teto. Elas são colocadas contra a parede e emitem uma luz suave e furtiva que torna o quarto mais aconchegante e delicado.
Cada arandela produz um tipo específico de iluminação e pode ser encontrada em diversos materiais. Opte por instalá-los nos quartos ou nas salas, que são áreas que normalmente precisam de uma iluminação mais confortável.
Abajur e luminárias de chão
O abajur é um dos tipos de iluminação mais conhecidos, sendo muito utilizado em escrivaninhas, cantos para a cabeça e aparadores. Porém, dependendo do modelo que é oferecido no mercado e do seu ambiente, ela também pode ser utilizada no chão.
As luminárias de chão, que às vezes lembram um abajur, tem dupla utilidade na decoração de um banheiro. Por suas formas pouco convencionais, também contribuem para a estética do ambiente, além de fornecer luz (direta ou difusa). Ela é usada com mais frequência em salas de estar ou até salas de espera de consultórios.
Spots
Os chamados spots são pequenas fontes de luz focadas que são instaladas nas paredes ou no teto dos ambientes. Por não terem lâmpadas potentes, os spots não fornecem muita luz para uma área, mas ajudam a iluminar uma área específica, geralmente para fins decorativos.
No entanto, hoje em dia, os spots são cada vez mais utilizados como fonte primária de luz, principalmente em casas com decoração de estilo industrial ou escandinavo. A ideia é montar linhas no teto com pontos apontados em várias direções para criar uma iluminação difusa, mas que seja confortável.
Comentários estão fechados.