Saiba como ser mais inteligente mudando hábitos; essas dicas são certeiras
Tem um concurso dos sonhos no qual quer ser aprovado ou simplesmente quer adquirir o máximo de conhecimento possível? Alguns cientistas apontam como isso pode ser possível.
Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, estão dando dicas de como ficar mais inteligente. Isso por meio do estudo do aprendizado bem-sucedido, que foi conduzido pelos cientistas Mark McDaniel, Peter Brown e Henry Roediger. Acredite, são dicas simples que podem ser implantadas no seu dia a dia de forma natural para potencializar o seu aprendizado por meio de associações e novos conhecimentos. Dê uma olhada na lista.
Leia mais: O que pessoas bem-sucedidas têm em comum? Você também pode ter esse traço de personalidade
Tenha mais interesses
Sabia que adquirir mais e novos interesses significa que haverá mais conhecimento e capacidade de reflexão? Pois é! Dessa forma, investir em outros aprendizados pode te fazer ampliar o seu raciocínio e as suas formas de pensar, o que te transforma em uma pessoa mais aberta e disposta a ouvir opiniões que são diversas.
Mais conhecimento também significa um repertório maior para conversar com as pessoas ao seu redor, o que pode ser bom para fazer novas amizades e compartilhar aprendizados e vivências, não é mesmo?
Repita frases em voz alta
Pode soar estranho, mas repetir as palavras em voz alta faz o seu inconsciente internalizar o que você diz, então ele te ajuda a memorizar ideias, frases e outros conceitos. Você irá fazer provas, concursos públicos ou ensinar algo para outras pessoas? Repetir os conceitos para si mesmo e com as suas próprias palavras irá te deixar mais confiante.
Desenvolva sua mão não dominante
Se escreve com a mão esquerda, você pode treinar realizar algumas atividades com a mão direita. Isso é para estimular o seu lado correspondente do cérebro. Bons benefícios podem vir dessa prática, como a possibilidade de melhorar o raciocínio abstrato, não linear e até mesmo a sua intuição.
Aprenda por meio de associações
Você pode relacionar novos conceitos com algo que já conhece, então fazer associações. Dessa forma, o aprendizado é contextualizado de uma forma diferente. É um meio para exercer o raciocínio crítico e a memória.
Dê preferências a atividades que envolvam os cinco sentidos
A cinestesia é uma percepção de movimento e está relacionada aos cinco sentidos. Sendo assim, exercitar novos conhecimentos por meio da audição, visão, olfato, paladar e tato torna o aprendizado mais rico e integrado.
Você pode conciliar uma boa comida com uma experiência musical e visual interessantes, tudo isso para ampliar o seu repertório e estimular a prática criativa.
Comentários estão fechados.