Não perca a cabeça: veja 5 dicas para manter a calma com seu filho

É normal que, algumas vezes, o comportamento do seu filho seja desafiador. O que fazer diante das birras? Não perder a cabeça. Saiba como manter a calma com ele.

A maternidade coloca diversos desafios diante da mãe. Um deles é se manter calma diante do comportamento dos filhos após algum dia difícil, afinal de contas, a rotina sobrecarrega. Qualquer atitude dele pode ganhar proporções muito mais estressantes do que deveria. Sendo assim, é importante recuperar a calma para desenvolver uma melhor relação com as crianças, principalmente diante do fato de que o comportamento infantil pode ser reflexo do seu. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te auxiliar a se manter calma.

Leia mais: Esses conselhos de criação podem evitar que seu filho seja egoísta ou autoritário

Todos os bons pais e mães sonham em ser um grande exemplo para os filhos, contudo a realidade pode ser muito diferente. Muitas vezes eles acabam gritando e falando coisas para as crianças. Coisas sobre as quais se arrependerão depois. A motivação é sempre a perda de paciência. Quer aprender a ter mais paciência com eles? Acompanhe.

A verdade é que nem sempre o comportamento do seu filho é um grande problema, pois as crianças passam por diversas fases em seu desenvolvimento, então talvez ele só esteja agindo conforme a idade. É por isso que é importante se manter paciente, afinal de contas, tudo faz parte do processo. Claro, devemos levar em consideração que a rotina desgastante fora de casa já é causa suficiente para gerar estresse. Qualquer mínima atitude chata da criança acaba sendo motivo para explodir, então tome bastante cuidado para não descontar a raiva nela.

5 dicas para não perder paciência com seu filho

É comum que os mais jovens tenham comportamentos inadequados, visto que estão em processo de formação e, muitas vezes, não sabem lidar com as suas próprias emoções. Sendo assim, é fundamental que o papel da família seja de acolhimento, não de brigas e gritos constantes. Além de as atitudes não serem nada educativas, isso só causa mais frustração na criança. Veja algumas dicas para garantir uma educação mais saudável.

Faça contato visual

O seu filho e você precisam se manter calmos, então olhe nos olhos dele e se mantenha na realidade. Mostre a ele que você está ali para o bem dele, não para puni-lo.

Respire

Às vezes, respirar é a melhor opção para não explodir, então relaxe o maxilar, conte de um até dez e tente resolver o problema sem gritos, afinal de contas, você é o adulto da relação. Não haja com histeria.

Dê um tempo

Continuar o stress só vai piorá-lo. Tire uns dez minutos para você se acalmar, então depois vá resolver a situação.

Construa uma relação com diálogo

Gritar não vai te ajudar em nada, então estabeleça um diálogo com o seu filho, questione a ele o porquê daquela atitude e explique onde ele está errando. Seja parceiro.

Se concentre no que importa

Terá dias que a criança vai testar a sua paciência. Se o que ele deseja não estará afetando o andamento da rotina e nem irá prejudicá-la, é importante ceder de vez em quando, visto que isso também se trata da individualidade dela.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.