Mindfulness: Dicas para continuar a praticar de maneira constante e disciplinada
Pesquisadores afirmam que a técnica Mindfulness está relacionada à redução de estresse e ansiedade. Por que está havendo, então, alta evasão nas aulas?
Uma pesquisa realizada para medir a taxa de adesão a práticas meditativas mapeou que aproximadamente 60% dos usuários de aplicativos de meditação não permanecem acompanhando as técnicas de Mindfulness após alguns meses. A média de abandono da prática é de cerca de um ano. Apesar disso, a técnica permanece sendo muito bem relacionada à redução de estresse e quadros ansiosos. Confira dicas para manter a constância no Mindfulness.
Leia mais: Conheça o segredo das pessoas determinadas
Como desenvolver disciplina para a prática Mindfulness
Analisou-se 2.600 assinantes de um aplicativo de meditação chamado Calm, em 2018. Nele, 83% dos assinantes utilizavam as funções do aplicativo ao menos uma vez ao dia. Já no 350º dia de pesquisa, 58% destes relataram que interromperam as técnicas de meditação. A maioria deles deram a mesma resposta: Dificuldade em criar um hábito.
Entre as principais razões para isso, podemos destacar que os resultados não são imediatos e isso pode ser desestimulador para alguns usuários. Além disso, técnicas de Mindfulness são difíceis, justamente por irem na contramão das relações virtuais, marcadas por conexão constante e realização de múltiplas tarefas.
Vale lembrar que a técnica Mindfulness consiste em realizar atividades da maneira mais engajada e concentrada possível. Por este motivo, para indivíduos acostumados a realizar múltiplas tarefas consecutivamente, este trabalho é muito mais difícil e seus resultados demoram cada vez mais. Por isso, veja dicas para exercitar a disciplina na realização da Mindfulness:
Preocupe-se em fazer, não em fazer de maneira perfeita.
Não ter tempo suficiente não é desculpa para não realizar esta técnica. Você pode realizar uma técnica de respiração, por exemplo, antes de dormir. Certos procedimentos estão disponíveis através de áudios em plataformas de streaming ou aplicativos de meditação, além de sites como YouTube, por exemplo. Uma técnica bastante utilizada é a Respiração 4-7-8, escolhida preferencialmente por pessoas que desejam ter uma noite de sono ininterrupta.
Estabeleça um horário fixo para praticar
Após um tempo realizando a tarefa de maneira disciplinada, é possível obter constância na prática meditativa. Em algumas semanas, realizar os exercícios Mindfulness não será mais algo difícil ou trabalhoso. Para auxiliar você, coloque um alarme diário em seu celular ou relógio para que, sempre em um determinado horário, você se comprometa com esta atividade.
Não seja imediatista
Existe toda uma conjuntura externa que nos torna cada vez mais acelerados e ansiosos. Por isso, desconstruir essa maneira de pensar e enxergar o mundo não é uma tarefa fácil. Exige exercícios mentais que podem ser, a priori, difíceis. Por isso, não inicie a prática procurando resultados imediatos – pois isso não irá acontecer, infelizmente.
Comentários estão fechados.