Dicas para montar um excelente plano de estudos para o vestibular

Seja pela utilização da nota do Enem ou pelos tradicionais vestibulares, a melhor tática para conseguir alavancar seus resultados é poder contar com um plano de estudos.

A temporada de vestibulares está chegando e com ela as maratonas de provas nas quais estudantes do ensino médio e alunos de cursinhos preparatórios precisam estar prontos para disputar uma vaga nas principais universidades públicas e privadas do Brasil.

Seja pela utilização da nota do Enem ou pelos tradicionais vestibulares, a melhor tática para conseguir alavancar seus resultados é poder contar com um plano de estudos bem elaborado e executá-lo da melhor forma possível durante o período que antecede as provas. Sabendo disso, separamos valiosas dicas que podem te auxiliar a planejar e otimizar os seus estudos, confira:

1. Reúna informações e defina metas

Se você já tem em mente qual é o vestibular que pretende prestar, colete bastante informações sobre a respectiva prova, consiga materiais de apoio, dê prioridade para os tópicos mais difíceis e faça um mapa das suas forças e fraquezas desde o início. Caso possua um professor que vai te auxiliar nesse momento, converse com ele e pergunte qual área necessita de maior foco, podendo assim traçar um plano mais eficaz e direcionado, de acordo com seus objetivos.

2. Defina um plano de estudos objetivo e alcançável

Tendo como base as informações coletadas no passo anterior, elabore um plano de estudos bastante detalhado, com entregas definidas e pausas em momentos específicos para cada parte da semana. Para reforçar, coloque em papel, em um local de fácil visualização, para que seja bastante identificável.

3. Pratique o mesmo conteúdo em diversas aplicações

É interessante que o material de estudos seja revisto com frequência e que você tente se programar para treiná-lo de variadas formas, como, por exemplo, teste o seu conhecimento em história nas provas de múltipla escolha e nos textos dissertativos, como redações, pois assim você conseguirá reforçar o conteúdo sem apenas memorizar, conseguindo também treinar o raciocínio rápido, que é necessário para os vestibulares.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.