3 dicas essenciais para os adolescentes pararem de procrastinar
Transferir a responsabilidade dos pais para o adolescente pode ser um bom primeiro passo.
Se você tem adolescentes em casa, é provável que eles nem sempre façam as tarefas “de primeira”, sem precisar pedir. Provavelmente estão em seu próprio horário, que pode ser muito mais lento que o desejado. Quando você tenta fazer com que os adolescentes cumpram o que você acha que é um cronograma mais razoável, isso pode levar a conflitos entre os membros da família. Por isso, acompanhe esse artigo na integra e confira algumas dicas para os adolescentes pararem de procrastinar.
Leia mais: 10 frases motivacionais para procrastinar menos e passar a cumprir suas atividades
Primeiro, o que é procrastinação?
A procrastinação é o adiamento da conclusão de uma tarefa que precisa ser finalizada em um determinado tempo. O psicólogo Timothy Pychyl, da Universidade de Carleton, diz que você sabe o que deve fazer mas não é capaz de fazer, o que acaba sendo uma lacuna entre intenção e ação.
Dicas para terminar com a procrastinação
Em termos de desenvolvimento, os adolescentes estão em uma posição em que podem ser motivados a se tornarem mais responsáveis. Então, a seguir estão algumas ideias para ajudar os seus adolescentes a começarem a assumir a responsabilidade por suas ações.
Transfira a responsabilidade para o adolescente
Tudo se resume à motivação adequada. Todos querem algo, e com os adolescentes não é diferente. Geralmente são coisas pelas quais se deve assumir responsabilidade. Quando você transfere a responsabilidade e a reforça com um sistema de recompensa, você os ajuda a desenvolver um senso de responsabilidade e empoderamento.
Embora você precise lembrá-los de concluir a tarefa com antecedência, é provável que eles recebam a mensagem e a concluam para obter a recompensa que desejam. Assim, aos poucos um novo hábito vai se criando.
Crie uma lista de tarefas para serem concluídas
Organize todas as tarefas que seu filho precisa concluir em ordem de prioridade. Isso os ajudará a ter clareza sobre o que fazer, e marcar a lista de tarefas será satisfatório. Mantenha-a por perto, em local de destaque, para que ele não tenha desculpa para esquecer. Porém, lembre-se que isso é temporário e você está ensinando a ele a fazer assim.
Deixe-os definir o tempo para realizar seus objetivos
Muitas vezes, mesmo na adolescência, os pais são responsáveis por definir o tempo para os afazeres de seus filhos. No entanto, fazer essas coisas os isenta de responsabilidade. Por isso, talvez seja hora de permitir que os adolescentes comecem a gerenciar seu próprio tempo.
Isso poderia transferir a responsabilidade do adolescente para a realização de tarefas adultas. Mencione que eles são mais velhos agora e que você espera que sejam mais responsáveis e específicos sobre o que precisa ser feito e quando precisa ser feito.
Comentários estão fechados.