Veja como substituir o açúcar refinado com essas opções mais saudáveis
Substituir o açúcar refinado proporciona muitos benefícios, inclusive o de emagrecer e prevenir a diabetes.
O consumo de açúcar refinado tem relação direta com o desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2, câncer e o sobrepeso. No entanto, nós somos muito suscetíveis a esse alimento, já que ele consegue gerar uma sensação de bem-estar e até mesmo viciar os consumidores. Portanto, veja dicas para substituir o açúcar refinado por opções mais saudáveis e assim prevenir doenças.
Leia mais: Confira agora quais as melhores opções de café da manhã para quem possui diabetes.
Dicas para substituir o açúcar refinado
- Açúcar mascavo
Bem como o açúcar refinado, o açúcar mascavo também tem como matéria prima a cana-de-açúcar. Porém, existe uma grande diferença entre ambos os processos, pois nesse caso não há o refinamento que deixa a substância branca e sem nutrientes. Ou seja, no açúcar mascavo há mais minerais, entre eles o magnésio, potássio e fósforo. Mas, as calorias são semelhantes às calorias da versão refinada, e essa opção não possui efeito benéfico para diabetes.
- Mel
O mel é um alimento muito completo em termos de nutrientes, pois contém cálcio, ferro, potássio, magnésio e é antioxidante. Isso sem falar em sua contribuição para a melhoria da imunidade e para o emagrecimento, logo é melhor que o açúcar refinado. Outra vantagem é que o mel casa muito bem com diversas receitas e serve para adoçar sucos e bebidas como um açúcar comum. Porém, mais uma vez, é necessário ter cuidado com os excessos e evitá-lo se for diabético.
- Açúcar de coco
O açúcar de coco é pouco conhecido, mas as suas propriedades são realmente surpreendentes. Afinal, nele é possível encontrar vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, zinco e potássio. Ademais, essa é uma opção pouco glicêmica, e por isso pode servir como substituta do açúcar refinado para diabéticos.
- Stevia
Talvez você nunca tenha ouvido falar da Stevia, mas já deve ter consumido algumas vezes nos adoçantes industrializados que conhecemos. Isso porque a maioria das marcas de adoçantes usa essa substância natural que consegue adoçar 15 vezes mais que o açúcar refinado. E tudo isso com baixo teor calórico, o que ajuda bastante quem quer emagrecer. Além disso, essa é a opção mais recomendada para os diabéticos.
Comentários estão fechados.