Alimentos diet, light e zero: quais são as diferenças entre esses produtos?
Confira agora as principais diferenças entre esses tipos de alimentos e em quais situações eles são indicados.
Os produtos diet, light e zero são alimentos para fins especiais. Portanto, a sua recomendação é para algumas situações específicas e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem sempre são pobres em calorias. Por isso, listamos as diferenças entre eles.
Leia mais: Confira 3 alimentos que podem ser os causadores da sua queda de cabelo
Diferenças entre alimentos diet, light e zero
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) controla os alimentos diet, light e zero. Nesse sentido, existem determinados requisitos que os produtos alimentícios precisam cumprir para utilizar essas nomenclaturas.
Alimentos diet
Os alimentos diet são destinados a dietas com restrição de nutrientes, que podem ser açúcares, proteínas, gorduras e sódio. Portanto, são formulados especificamente para grupos com condições fisiológicas específicas (diabetes, hipertensão etc.) e devem ser isentos ou conter quantidades mínimas de tais componentes.
Entretanto, esses alimentos geralmente são acrescidos de outros componentes para repor as características do nutriente retirado. Por exemplo, um iogurte pode não conter gordura, mas o fabricante pode incluir aditivos químicos para repor a textura e o sabor que a gordura proporciona.
Alimentos light
Para um alimento ser considerado light, ele deve apresentar no mínimo 25% a menos de um nutriente em comparação com sua versão original. Em geral, os componentes reduzidos em alimentos light são açúcar, sódio e gordura.
Alimentos zero
Os alimentos zero são aqueles isentos de algum componente. Assim, para que um alimento seja considerado zero, deve conter no máximo 0,5g de tal nutriente em 100g/ml do produto. Essa classificação se assemelha à de alimentos diet, mas as versões zero geralmente não passam pela mesma substituição de nutrientes.
Alimentos diet, light e zero emagrecem?
Esses alimentos muitas vezes são usados de forma errada como parte de dietas para perda de peso. Isso porque um alimento não é necessariamente menos calórico por conter uma quantidade reduzida de determinado nutriente ou por ser isento dele.
Por exemplo, um queijo pode ser light devido à menor quantidade de sódio, mas esse elemento não agrega calorias na dieta porque é um mineral. Logo, o queijo light não será menos calórico do que o tradicional.
Esses produtos são mais saudáveis que os tradicionais?
Alimentos diet, light e zero também não são necessariamente mais saudáveis, pois podem conter quantidades maiores de alguns nutrientes no lugar de outros. Ou seja, um produto pode ter muito mais gorduras devido à retirada do açúcar. Sendo assim, é muito importante ler os rótulos para não fazer escolhas equivocadas.
Comentários estão fechados.