Diferença entre charge, cartum, tirinha e caricatura

É muito fácil confundir estes textos humorísticos acompanhados por imagens. Confira agora o que é cada um e entenda suas diferenças.

0

É muito comum nos depararmos com alguns textos humorísticos acompanhados de desenhos. Estes podem ser charges, cartuns, tirinhas e caricaturas. Cada um destes possui uma particularidade, mas é muito fácil confundi-los.

Entenda agora o que são e a diferença entre charge, cartum, tirinha e caricatura.

Charge – Definição e exemplo

As charges costumam retratar situações que estejam acontecendo no tempo e no espaço, de forma mais específica. Geralmente é acompanhada de sátiras e os personagens principais podem ser figuras públicas, como políticos ou artistas.

É muito utilizada para fazer críticas sociais e políticas e econômicas.

Em forma de linguagem, a charge associa a linguagem verbal e não-verbal. Ela é facilmente confundida com cartum. Elas foram criadas no século XIX com o intuito de expressar a indignação das pessoas em relação ao governo.

Confira um exemplo de chargeCharge

Cartum – Definição e exemplo

Os cartuns são textos humorísticos caracterizados por histórias breves e gráficas a respeito do comportamento humano.

Assim como a charge, os cartuns também retratam acontecimentos do tempo e lugar, além de tratar dos costumes humanos de uma forma mais cômica. Porém, são situações que poderiam acontecer e não em forma de crítica ou com referências específicas como as charges.

O cartum se originou de um concurso promovido pelo Principe Albert. O intuito do evento era decorar o Palácio de Westminster, em Londres, no ano de 1841.

Neste concurso, desenhos grandes em formato de cartões (cartoons) seriam colados nas paredes. Após isso, a revista inglesa Punch (primeira revista humorística do mundo) elaborou cartoons autorais e, assim, um novo sentido para a palavra surgiu.

Confira um exemplo de cartum:

Cartum

 

Tirinha – Definição e exemplo

As tirinhas são como histórias em quadrinhos, porém, mais curtas. Geralmente essa sequência de quadrinhos faz críticas sociais e são publicadas com regularidade. Elas podem estar presentes em revistas, jornais, sites, mídias sociais, entre outros.

É provável que sua origem tenha sido no ano de 1895, com a primeira tira “The Yellow Kid”(O garoto amarelo), no jornal New York World.

Confira um exemplo de tirinha:

Tirinha

Caricatura – Definição e exemplo

As caricaturas são desenhos que representam em grande maioria figuras públicas. Geralmente, as características físicas e de personalidade dos personagens são expressadas de forma mais exagerada.

Esta representação artística surgiu a partir das obras de Agostino Carracci da Bolonha, que criou uma galeria com caricaturas das figuras populares de sua cidade, no século XVII.

Confira um exemplo de caricatura:

CaricaturaVeja também: Calvin e Haroldo – História, Tirinhas, Última tirinha e Enem

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.