Dislexia – O que é, significado, sintomas, tratamento, cura, tipos, filme
A dislexia é um transtorno genético que se manifesta através da dificuldade em ler e escrever. Geralmente, o distúrbio é identificado na infância. Mas, podem existir casos de diagnóstico em adolescentes ou adultos.
Por razões ainda desconhecidas, as pessoas com o distúrbio possuem dificuldades para ordenar as letras. Por isso, não relacionam as sílabas formadas com os sons corretos.
Os maiores índices, são em meninos, com a taxa de três para uma menina. O diagnóstico costuma ser feito na infância, enquanto a criança está na fase de alfabetização. Porém, podem existir casos de pessoas diagnosticadas somente na adolescência ou fase adulta.
O tratamento da dislexia é de grande importância, considerando que o transtorno pode limitar o indivíduo nos estudos, na carreira e em casos mais extremos, gerar depressão.
Tipos de dislexia
Existem três tipos de dislexia. Estes são:
Dislexia auditiva ou disfonética: esse tipo de dislexia acontece por conta da carência na percepção de sons. Isso dificulta na fala e consequentemente na escrita;
Dislexia visual ou diseidética: nesse caso, a pessoa possui dificuldade em diferenciar os lados direito e esquerdo. Além de existir erros na interpretação e má visualização das palavras;
Dislexia mista: Nesse caso, a pessoa possui mais de um tipo de dislexia. É bem provável que a pessoa com esse tipo de dislexia possua dificuldades visuais e auditivas ao mesmo tempo.
Sintomas de dislexia
Os sintomas de dislexia são:
- Erros ortográficos constantes;
- Leitura lenta;
- Dificuldade para associar letras e sons;
- Inverter ou pular sílabas;
- Confundir palavras parecidas (pão e mão, por exemplo);
- Trocar letras com sons parecidos (como “v”, “b” e “p”, por exemplo);
- Dificuldades de fala.
Diagnóstico de dislexia
O diagnóstico da dislexia é feito por neurologistas, fonoaudiólogos e psicólogos. Geralmente, a faixa etária é entre os 8 e 9 anos de idade. O especialista detecta qual o tipo de dislexia e se existem outros distúrbios, como o Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Oficialmente, o resultado só é definido quando acontecem os testes de audição, visão, fluência verbal e desempenho cognitivo.
Cura de dislexia
A dislexia não tem cura. Porém, se a pessoa tiver um acompanhamento profissional desde cedo, consegue levar uma vida normal. Profissionais como fonoaudiólogo e psicólogo são de extrema importância, pois criam estratégias para superar as dificuldades e barreiras.
Além disso, a terapia também se faz importante, pois auxilia a evitar possíveis crises de autoestima.
Um traço marcante das pessoas com dislexia, é a criatividade. Por isso, os pais, desde cedo podem estimular o filho a fazer pinturas, tocar instrumentos musicais e até mesmo praticar esportes.
Hoje em dia, com a modernização, novos softwares foram planejados para treinar a leitura e escrita. Ainda mais, existem audiobooks, que permitem a associação das letras com os sons.
Filme sobre dislexia: “Como estrelas na Terra”
O filme “como estrelas na Terra”, aborda o tema dislexia. O longa gira em torno de um menino de nove anos, chamado Ishaan. O garoto vive isolado e não possui muitos amigos. Por isso, não vai bem na escola.
Seu irmão, ao contrário, é muito comunicativo. Então, os pais, por não verem evolução em Ishaan, o mandam para um internato. A intenção era que ele se desenvolvesse melhor com disciplinas mais rígidas.
Mas, não houve avanços. Até que Nikumbh aparece e descobre que o menino possui dislexia.
Veja também: Dislalia: Um dos transtornos de linguagem mais comuns
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.