Prescrição de dívidas: o que acontece após 5 anos?
Muitas pessoas têm em mente que após cinco anos as dívidas desaparecem. Mas, será que isso é verdade? Confira aqui!
As dívidas são obrigações financeiras que adquirimos quando contratamos um serviço ou adquirimos um bem e não cumprimos com o pagamento conforme acordado.
Com o passar do tempo, algumas dívidas não quitadas podem se tornar um grande problema, principalmente se seu nome for negativado nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa. Mas, e depois de 5 anos, o que acontece com essas dívidas?
O que realmente acontece com as dívidas após 5 anos?
Após o período de 5 anos, a dívida “caduca”, ou seja, deixa de ser considerada negativada pela Serasa. Isso não significa, contudo, que a dívida seja totalmente extinta.
Na verdade, o saldo devedor simplesmente não é mais levado em conta no cálculo do seu Score, o que significa que você deixa de ter o “nome sujo” perante as instituições financeiras e órgãos de proteção ao crédito.
Dívidas prescritas e seus desdobramentos
As dívidas prescritas, aquelas que ultrapassaram o período de 5 anos, não podem mais ser cobradas pelos órgãos de proteção ao crédito.
Entretanto, essas dívidas podem ser cobradas pelas empresas de forma extrajudicial, isto é, em um processo de negociação amigável e extrajudicial com o devedor.
Dessa forma, a dívida permanece em aberto com a empresa credora e pode ser negociada normalmente pela plataforma do respectivo órgão de proteção de crédito.
5 anos: dívida atrasada x dívida negativada
As dívidas que ultrapassam o período de 5 anos passam a ser classificadas como “dívida atrasada”, ao invés de “dívida negativada”.
No entanto, todas as informações relativas à situação da dívida são fornecidas pela empresa credora, podendo haver diferenças dependendo das políticas de cada instituição.
Quitar as dívidas: o único caminho para a total liberdade financeira
É importante ressaltar que a única maneira de se livrar completamente das dívidas é quitá-las integralmente.
Ao fazer isso, você restaura sua reputação financeira, deixando de ser considerado inadimplente e sem restrições para novas aquisições de crédito.
Ou seja, a quitação das dívidas traz a tranquilidade financeira e a certeza de que seu nome não será negativado novamente.
Comentários estão fechados.