DNA do pai ou da mãe: saiba qual deles mais influencia nossa vida

Ambos têm influência na aparência e até em alguns problemas de saúde hereditários; veja qual deles são mais propensos a impor suas características.

As pessoas herdam determinadas características dos DNAs do pai e da mãe. Mas algumas das características genéticas recebemos apenas da mãe; já outras vêm somente do pai.

Neste conteúdo, vamos mostrar alguns exemplos disso que, muitas vezes, passam despercebidos pelas pessoas.

Quanto cada um herda de DNA dos pais?

DNA do pai ou da mãe: saiba qual deles mais influencia sua vida – Fotos: Pixabay/Reprodução

Segundo a ciência, mulheres costumam herdar cerca de 50% das características do DNA da mãe e outros 50% do pai.

Por sua vez, os homens ficam com 51% dos aspectos da mãe, com outros 49% dos pais.

Tais características de pai e de mãe podem trazer coisas boas e ruins. Um exemplo é o caso de algumas enfermidades específicas.

As chamadas doenças mitocondriais crônicas vêm da mãe, quando há um defeito no DNA. Esses problemas podem surgir no nascimento, mas também durante a vida, desenvolvendo-se com a idade.

Algumas patologias como a síndrome de Leigh são características de herança das mães e são difíceis de serem previstas.

Outro problema que vem das mães são os relacionados à visão, como a miopia, herdada através do DNA delas. Já o daltonismo, também originário do DNA materno, costuma atingir principalmente os homens.

Os pais também têm um DNA que causa problemas de saúde nos filhos. Por exemplo, falhas nos dentes e problemas odontológicos gerais costumam vir deles.

Além disso, questões ligadas ao armazenamento de gordura vêm dos pais. Desse modo, devemos sempre ficar atentos a tais aspectos.

Outras características do DNA

Não são apenas as doenças que herdamos do pai e da mãe, há características físicas e comportamentais também.

Um caso específico é o cabelo, algumas linhas são diretamente vindas das mães. Contudo, texturas capilares podem vir do pai e afetar no estilo e penteado. Por sua vez, a altura dos filhos é diretamente impactada pelos pais.

Já o comportamento dos filhos está muito ligado ao humor da mãe. Uma mulher mais ‘tranquila’ pode ter filhos da mesma maneira. O padrão de sono também faz parte do DNA da mãe.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.