Incrível! Conheça alguns livros que conseguiram prever o futuro da sociedade
Se você é apaixonado por leitura, já deve ter lido algo em que teve a sensação de que o autor estava prevendo o futuro. Conheça alguns livros que carregam essa ideia.
De fato, os livros são capazes de nos transportar a lugares em que somente a imaginação é capaz de chegar naquele momento. Não importa se a história relata o passado, o presente ou o futuro, a questão é que muitos autores são cheios de criatividade.
Porém, algumas tramas descrevem exatamente situações que, anos depois, acabam acontecendo. Será que esses escritores tinham bolas de cristal? Confira alguns livros que já previam o futuro.
6 livros que previam o futuro
1. Futilidade ou o Naufrágio de Titan (1898)
O livro de Morgan Robertson retrata um romance que acontece em um navio de passageiros chamado Titan e que, de repente, atingiu um iceberg e afundou nas águas gélidas do Oceano Atlântico.
Essa história te parece familiar? Você pode até pensar que o livro foi inspirado no naufrágio do Titanic, porém, isso só aconteceu em 1912, mais de uma década depois do lançamento da publicação.
2. Paris no Século XX (1863)
A história escrita por Jules Verne fala sobre a distópica “Paris no século XX”, que previa invenções de submarinos e tecnologias para pousar na Lua, mas tudo isso quase 100 anos antes de realmente acontecer.
3. O Sonho da Sultana (1905)
A história, contada por uma muçulmana e reformadora social de Bengala, fala sobre homens trancados para evitar violência e guerra. O fato em si não ocorreu posteriormente, mas tecnologias como energia solar e as chamadas de vídeo já foram apresentadas no livro.
4. Admirável Mundo Novo (1932)
A trama, que se passa em Londres conta como a sociedade escapava da realidade através do uso de drogas que acabavam melhorando o seu humor. Entretanto, somente na década de 1950 os cientistas fizeram os primeiros testes com antidepressivos.
5. Terra (1990)
Ambientada em 2038, a história de “Terra” fala sobre caixas de entrada de e-mail cheias de spam, colapso nuclear e aquecimento global. Brin fala também sobre o efeito estufa, e essa não é uma realidade muito distante.
6. A máquina parou (1909)
A trama descreve a realidade de um futuro em que as pessoas passam a viver e trabalhar exclusivamente dentro de seus quartos, se comunicando apenas através de aparelhos eletrônicos. Pensando assim, Forster acertou precisamente sobre as vídeo chamadas e o home office.
Comentários estão fechados.