11 Doenças causadas pelo álcool
Beba com moderação. O consumo excessivo de álcool pode causar o surgimento de doenças silenciosas e agressivas. Conheça 11 doenças causadas pelo álcool.
O alcoolismo diminui a imunidade do organismo, prejudica o fígado, os nervos e a mente, causando até disfunções relacionadas à demência.
Conheça doenças causadas pelo consumo de álcool, muitas são silenciosas, porém agressivas.
1 – Cirrose hepática
Doença sem cura, caracterizada pelo surgimento de nódulos no fígado o que faz com as funções do órgão sejam comprometidas.
2- Hepatite alcoólica
Doença pré-cirrose hepática causa a inflamação e degeneração do fígado. Se desenvolve em pessoas que consomem 80 g de álcool etílico ao dia pelo período de cinco ou mais anos. As pessoas acometidas pela disfunção podem sentir : náuseas, olhos e a pele amarelada, febre, perda do apetite, vômito com sangue e apresentar palidez.
3 – Pancreatite
É uma inflamação da glândula do pâncreas, podendo ser classificada como aguda ou crônica. O mais comum é surgir na forma crônica, quando as enzimas digestivas atacam e destroem o pâncreas e tecidos vizinhos, causando cicatrização e dor.
O pâncreas é responsável pela produção de insulina e enzimas que auxiliam na digestão, a pancreatite atrapalha essas funções.
4 -Gastrite
O consumo de álcool, mesmo em pequenas quantidades, irrita a mucosa do estômago à medida que aumenta a quantidade de ácido no órgão.
Isso pode provocar dor constante na parte superior do abdômen, e outros sintomas como inchaço, vômitos, náuseas e diarreias estejam presentes.
Bebidas com menor teor alcoólico, como cerveja e vinho, aumentam os níveis de ácido do estômago e contribuem para o quadro da mesma forma que bebidas com teor maior.
5 -Disfunção erétil
O álcool possui efeito depressor do sistema nervoso e por isso em excesso pode gerar redução do desejo sexual, ejaculação precoce e disfunção erétil. Falta de qualidade e quantidade de espermatozóides também são problemas relacionados ao consumo de álcool.
6 – Imunidade baixa
O álcool torna o corpo mais suscetível a ação de microrganismos, isso porque ataca o sistema de defesa do corpo.
7 – Anemia
O dependente de álcool geralmente não tem refeições balanceadas, o que gera carência de nutrientes no corpo como por exemplo, o ácido fólico. Doenças de origem gástrica e hepática (que provoca disfunção no fígado) também são geradas pelo alcoolismo e podem causar anemia.
8- Polineuropatia alcoólica
Nesta doença os nervos saem da medula . O problema tem início nos pés e sobe no corpo de forma progressiva afetando mãos, braços, tórax e abdome.
A pessoa sente formigamento nos pés e pernas, dor por meio de estímulos que normalmente não a provocavam, como, por exemplo, vestir roupas.
Além disso, acontece perda de equilíbrio e atrofia muscular. O nome da doença significa “Poli” de muitos, “patia” faz referência a doença, e “neuro” ao nervos.
9 – Problemas cardiovasculares
O alcoolismo causa o aumento da pressão arterial, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca e chances de um acidente vascular cerebral (AVC) com morte súbita.
10 -Demência de Korsafoff
A doença prejudica o sistema nervoso central e periférico o causa sintomas como prejuízo a memória e a aprendizagem, amnésia parcial, confusão mental, perda da coordenação e equilíbrio dos movimentos musculares voluntários (ataxia), paralisia ou fraqueza em um dos músculos oculares, e lesões em estruturas cerebrais como o hipotálamo e o hipocampo.
11- Câncer
Os dependentes de álcool têm mais risco de desenvolver câncer no fígado, laringe, boca, esôfago, pâncreas e faringe.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.