3 doenças perigosas que os bichinhos de estimação passam para humanos

Veja como proteger o seu pet e a sua família.

Quem tem bichinho de estimação em casa sabe como é difícil não abraçar e beijar o pet a todo momento. O problema é que eles podem acabar transmitindo alguma doença ou infecção para a gente sem que você perceba, e para te ajudar a evitar grandes problemas, listamos algumas das principais doenças que afetam tanto os bichos, quanto os humanos.

Veja mais: Alimentação natural para cachorros: Veja uma receita de comida caseira para cães

3 doenças transmitidas por animais

Apesar de os pets serem de estimação e viverem bastante tempo em casa, ainda assim eles podem se contaminar quando saem na rua.

Confira abaixo algumas doenças que você precisa ter atenção:

1. Toxoplasmose

Conhecida como doença das fezes de gato, a toxoplasmose é uma doença muito séria que traz diversos problemas para os infectados. O Toxoplasma gondii é um parasita que se aloja no cérebro dos humanos após infectar os gatos.

Quando o felino é infectado, o parasita se reproduz no intestino do animal e os humanos se contaminam quando tem contato com as fezes com ovos do micróbio. Entre os principais sintomas estão: dores parecidas com as da gripe e linfonodos inchados e perda de visão.

2. Doença de Lyme

Comum em cachorros, o carrapato é um inseto que pode transmitir doenças também para os humanos, fique atento se encontrar um em seu corpo. As duas espécies que transmitem essa doença são: O carrapato de veado e o de patas negras, ao infectar o hospedeiro com bactéria Borrelia burgdorferi ou Borrelia B. mayonii.

Essa doença pode afetar articulações, coração e sistema nervoso e em alguns casos é fatal, porém pode ser tratada com antibióticos.

3. Raiva

Apesar de existirem campanhas de vacinação gratuitas do governo contra essa doença, muitos tutores não vacinam os seus bichos. A doença é causada pelo vírus Lyssavirus, passado pela saliva do animal e que se instala no sistema nervoso do infectado.

Os sintomas são: febre, dor de cabeça, excesso de produção de saliva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More