13 doenças relacionadas aos cromossomos
A maioria das anormalidades cromossômicas ocorrem como um acidente no óvulo ou no espermatozoide.
Os cromossomos são as estruturas que possuem genes. Os genes são as instruções individuais que dizem aos nossos corpos como se desenvolver e funcionar. Eles governam características físicas e médicas, como cor do cabelo, tipo sanguíneo e suscetibilidade a doenças.
Muitos cromossomos têm dois segmentos, chamados “braços”, separados por uma região comprimida conhecida como centrômero. O braço mais curto é chamado de braço “p”. O braço mais longo é chamado braço “q”.
O número típico de cromossomos em uma célula humana é de 46: 23 pares, mantendo um total estimado de 20.000 a 25.000 genes. Um conjunto de 23 cromossomos é herdado da mãe biológica (do óvulo), e o outro conjunto é herdado do pai biológico (do espermatozóide).
Dos 23 pares de cromossomos, os primeiros 22 pares são chamados de “autossomos”. O par final é chamado de “cromossomos sexuais”. Os cromossomos sexuais determinam o sexo de um indivíduo: as fêmeas têm dois cromossomos X (XX), e os machos, um X e um cromossomo Y (XY). A mãe e o pai contribuem com um conjunto de 22 autossomos e um cromossomo sexual.
A maioria das anormalidades cromossômicas ocorrem como um acidente no óvulo ou no espermatozóide. Nestes casos, a anormalidade está presente em todas as células do corpo. Algumas anormalidades, no entanto, acontecem após a concepção; então algumas células têm a anormalidade e outras não. Confira a seguir algumas doenças relacionadas aos cromossomos:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.