Dois casos de malária são detectados em São Paulo
De acordo com as autoridades de saúde do estado, as pessoas infectadas residem nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano.
As autoridades sanitárias do estado de São Paulo emitiram um comunicado em que informam a detecção de dois casos de malária, um na cidade de Mogi das Cruzes e outro em Suzano, ambas localizadas na região conhecida como Alto Tietê.
Em um comunicado particular, a prefeitura de Mogi Mirim afirmou que os infectados estão apenas aguardando exames complementares para confirmar a cura da doença.
“As duas pessoas já estão bem e aguardam o exame final, realizado pelo Instituto Emílio Ribas, para confirmação da cura”, disse a nota.
Ainda conforme a nota, as duas pessoas pegaram malária enquanto faziam um resgate na Serra do Mar, uma área de mata atlântica que fica entre os municípios de Biritiba Mirim e Bertioga, no litoral paulista.
Em paralelo, a prefeitura de Suzano informou que o cidadão residente no município que foi infectado é um bombeiro de 42 anos, corroborando com o relato da prefeitura de Mogi.
A prefeitura de Suzano disse ainda, em nota, que fez varreduras dentro dos limites do município para encontrar o mosquito transmissor da malária, mas sem sucesso.
“Vale lembrar que, no Brasil, o mosquito Anopheles está presente na região amazônica, extra-amazônica e em áreas da Mata Atlântica Litoral”, esclareceu o órgão em nota.
Prefeituras e o governo do estado de São Paulo seguem em alerta para a ocorrência de possíveis novos casos na região.
* Com informações da EBC – Agência Brasil
Comentários estão fechados.